Mais Esportes
None

CORRIDA

Desmistificando a corrida: conheça o passo a passo para se sair bem e conquistar as ruas

Preparador físico há 35 anos na área, oferece oito dicas para melhorar a performance esportiva sem deixar de lado a saúde e bem-estar

postado em 17/10/2018 14:20 / atualizado em 20/10/2018 18:06

LEGS ASSESSORIA
A prática de exercício físico pode girar em torno, para muitos, de uma áurea quase impossível de alcançar. Mas, antes de tudo, principalmente para aqueles que iniciam-se na vida esportiva ou até mesmo têm vínculo de longas datas com algum esporte, é preciso de um trabalho continuado de preparo. E, em se tratando de um esporte que envolve degraus de organização, tal como a corrida de rua, não poderia ser diferente. É assim que Leguito, preparador físico há 35 anos anos e proprietário de um empresa de assessoria de corrida em Recife, enxerga o esporte. E, nada melhor do que um especialista para oferecer dicas de como se preparar de maneira correta para conquistar as ruas e manter o bem-estar em alta.  

Orientação  
 
O principal pontapé para entender melhor o esporte da corrida, sobretudo, como agir, se comportar, é ter orientação. Esse é o primeiro fator apontado por Leguito para se preparar para uma corrida de rua. É ter que começar do zero e alcançar um conforto que permita você se sentir bem ao praticar o esporte. “Começar a fazer a atividade sozinho não é uma opção recomendável. Quando uma pessoa que chega aqui, a primeira coisa que fazemos é uma anamnese, ou seja, um histórico de vida para entender o que ela faz no dia a dia". 

Saúde 
 
Estar bem com a saúde é a segunda dica para fazer boas corridas de rua. “Você precisa ter um parecer cardiológico, passar por todo o processo de acompanhamento para que não tenha nenhum tipo de preocupação ao iniciar o exercício físico, afinal, você precisa também dar  segurança ao profissional que vai te acompanhar”, esclareceu Leguito.  
 
Alimentação 
 
Camila Pifano/DP
Lado a lado com a saúde, está a alimentação. Não basta correr por correr. É preciso ter uma rotina continuada de preocupação com o que e como você se alimenta. “Caso você for apenas  pela atividade física, não vai funcionar, porque, a pessoa pode achar que a corrida vai ser uma fuga para perder peso, mas acontece o contrário, às vezes você passa mal e compromete a saúde”, contou o preparador físico. 

Beber água
 
Em se tratando de um clima quente feito o de Recife, é preciso repor as energias e, para isso, nada mais plausível do que se hidratar bastante antes, durante e após os exercícios.  “Normalmente, a assessoria gente faz, com cada aluno, uma pausa a cada dois quilômetros para beber água. Corredor de rua não pode, nunca, ficar sem se hidratar”, alertou Leguito. 

Equipamento 
 
Para deixar a corrida menos cansativa e, ao mesmo tempo, fazer com que o corredor tenha noção do seu ritmo, a quinta dica é comprar acessórios que auxiliem você a ter maior rendimento. Ter um tênis adequado ao esporte é primordial. além de relógio que marque batimentos cardíacos, a distância e a velocidade em que você se encontra. Usar viseira e roupas leves para ajudar o fator ventilação do corpo também são primordiais. 

Local adequado 
 
Correr em situação de segurança é outro aspecto importante levantado por Leguito.  O ideal é praticar a atividade em locais seguros, sem muito movimento de trânsito, caso queira correr na rua, por exemplo, correr no sentido dos carros. “De preferência, escutar música não é muito recomendado porque tira um sentido seu que é muito importante na corrida, a atenção”, pontuou. 
 
Horário  
 
Ter um horário adequado para se exercitar também tem que estar no cronograma de quem pratica corrida de rua. Para melhorar a performance, segundo o educador físico de 49 anos, o melhor horário é o da manhã. “É preciso correr em um horário adequado, até, no máximo, às 8h. Correr depois disso vai resultar em  baixo rendimento e comprometer sua saúde, porque correr no sol leva a um processo de desidratação severo por mais que a pessoa tome água”, explicou.  
 
Grupo
 
Por último e não mais importante, como qualquer esporte tem, de forma intrínseca, seu lado coletivo, a última dica sugerida por Leguito é correr em grupo e não tornar a atividade monótona, uma vez que, segundo ele, o leque de amizades nas quais você desenvolve é um plus para continuar se exercitando e, dessa forma, assegurando o bem- estar.