Mais Esportes
None

JEPS 2019

Jogos Escolares de PE conhecem campeãs de basquete nas categorias Mirim e Infantil

A equipe Mirim abrange atletas entre 12 e 14 anos; a Infantil dos 15 aos 17

postado em 17/08/2019 20:23 / atualizado em 17/08/2019 21:30

<i>(Foto: Marlon Diego)</i>
As finais das equipes Mirim e Infantil do basquete masculino dos Jogos Escolares de Pernambuco revelaram na manhã deste sábado os campeões de cada categoria. Deu Salesiano duas vezes. As partidas decisivas aconteceram na RD Sports, no bairro da Ilha do Leite. Na final Mirim, o Salesiano garantiu 80 a 18 em cima do Mariana Lima. No Infantil, a vitória foi pelo placar de 59 a 30 contra o Colégio Cardeal de Arcoverde. Agora, as duas equipes salesianas encaram missões fora de casa.
 
Após vencer num placar com 62 pontos de diferença, a equipe Mirim seguirá, com tranquilidade para a fase regional, que acontecerá no Rio Grande do Norte, em setembro.
 
“A cada ano que passa está ficando mais difícil, as equipes estão ficando mais qualificadas, o que engrandece o nosso título”, avaliou o treinador do Salesiano, Guilherme Negreiros.
 
A categoria dos atletas que têm entre 15 e 17 anos está dispensada da fase regional e já inicia sua preparação para os Jogos Escolares Brasileiros - JEBS, previstos para o mês de novembro, em Santa Catarina. Isso porque no ano passado Pernambuco sagrou-se campeão na disputa.
 
Sobre o próximo passo na competição nacional, o técnico Guilherme reforça: “O nível lá é outro. Não podemos piscar, porque lá se perder um jogo está eliminado. Tem que ser 100%”.
 
O treinador do Colégio Cardeal Arcoverde, Vital Menezes, ressaltou o aprendizado construído pelo time Infantil até o segundo lugar na competição. “Pra gente foi muito válido. Uma experiência fantástica! Esporte e educação teriam que ser atrelados em todos os parâmetros. Um não anda sem o outro”.
 
O presidente da Federação Pernambucana de Basketball, Dirceu Manguinho, destacou o formato do torneio e exaltou a união que o evento proporciona entre os atletas. “A integração dos Jogos Escolares, trazendo realmente todo o estado, tendo representantes de todo o estado… isso é maravilhoso, principalmente porque é esporte escolar, que traz a educação vinculada”.
 
Em entrevista ao Superesportes, a mãe do atleta e aluno Gabriel Oliveira, Deise Tassiana, revelou as mudanças na rotina que o pivô do Salesiano teve que fazer para administrar bem a vida dupla que leva. “Quando ele viu que a importância dos treinos e dos estudos tinham que ser conciliadas, ele começou a se disciplinar com horários. Ele treina, e quando chega em casa estuda, e assim dá para conciliar”, afirmou.

VOLUNTARIADO 

O time de voluntários é uma novidade na competição para este ano. A estudante do curso de Educação Física, da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Mariana Raposo, está entre as 170 pessoas inscritas para o voluntariado. “É muito interessante a gente ver o que a gente aprendeu na sala de aula. A teoria na prática. Ver que os jogos também transmitem valores”, comentou a estudante.

JEPS

Os Jogos Escolares de Pernambuco, iniciados no último dia 8, estão sendo realizados através da Secretaria de Educação e Esportes. A fase estadual da competição, que reúne mais de dois mil atletas entre 12 e 17 anos, está dividida nas modalidades de Futsal, Handebol, Voleibol e Basquete, e se estendem até o dia 27 de agosto.