Mais Esportes
None

DP RUN

Unindo o bem-estar ao esporte: como as assessorias de corrida vem ganhando os holofotes

Empresas vêm se firmando cada vez mais no segmento do setor que, por sua vez, também virou febre no mundo esportivo

postado em 23/09/2019 10:09 / atualizado em 23/09/2019 11:36

<i>(Foto: Marina Soarez/LEGs/Divulgação)</i>
Uma das grandes febres da prática esportiva vem ganhando os holofotes: a corrida de rua. Mas, muitas vezes, para quem quer começar a praticar um esporte “do zero”, a questão é: como começar uma atividade sem causar danos à saúde? Ou para adeptos mais familiarizados, de que maneira aperfeiçoar o rendimento?  É dentro deste cenário que surgem as assessorias de corrida. Auxiliando o bem-estar à atividade física, as empresas vêm se multiplicando em todo o Brasil, representando um dos tantos reflexos da popularização do esporte no setor.   

Proprietário da LEG’S, uma das assessorias de corrida mais tradicionais do Recife e que está presente há 15 anos no segmento, o preparador físico Leguito Gomes, popularmente conhecido como “Leguito”, explica o trabalho das consultorias para auxiliar corredores de todos os tipos e idades.  

“A assessora esportiva tem hoje uma grande importância não só a pessoa que está dando início a atividade física, mas a um atleta amador e profissional, porque ele precisa manter uma periodização, manter um norte. A assessoria sempre dá um programa de treinamento com foco na progressão, tentando melhorar a performance. Nós nunca vamos fazer o mesmo exercício sempre, de modo estagnado”, destacou o educador físico.

“Quando o aluno chega, a gente faz uma avaliação com ele, anamnese, qual o histórico de saúde, histórico familiar. Se tem uma saúde boa a gente faz uma programação melhor para ele conduzir. Se tem problemas articulares, a gente restringe de algumas coisas. Essa avaliação vai ser fundamental para vermos também como é a marcha de caminhada, se tem vícios posturais, o tipo da pisada, para a partir disso a gente selecionar tênis adequados, por exemplo”, acrescentou Leguito Gomes.

Corredora há oito anos, Marília Marques viveu bem a mudança de rendimento após entrar em uma assessoria. Começou a praticar o esporte a partir do incentivo dos amigos, mas se exercitava por conta própria. Notando a grande quantidade de lesões, a consultora de 36 anos decidiu entrar em um grupo de consultoria. Na primeira delas, passou pouco tempo. Depois, entrou na LEG’S, de onde permanece até hoje. Escolha que fez Marília colecionar mais de 50 medalhas, além de percorrer - e concluir -, em junho deste ano, sua primeira maratona. 

“Percebi que não estava evoluindo sozinha, o tempo passava e eu não evoluía, fora que comecei a me lesionar. Foi quando vi a oportunidade de fazer parte de uma assessoria. Entrei em uma outra assessoria, passei pouco tempo nela e em seguida eu entrei na LEG’S. Lá, além de você ter um acompanhamento, que eu acho fundamental ser assessorado por profissionais capacitados, tem o trabalho de postura, educativo, trabalho de base para quem está iniciando, justamente para prevenir lesões e também almejar crescimento, baixar tempo e quem sabe se tornar um corredor profissional. A assessoria é fundamental na vida de um corredor, porque a motivação é tudo. Além de te ajudar para que você não faça o exercício errado, ela também te motiva a não perder o foco, a atingir o seu objetivo”, pontuou. 
 
Além do acompanhamento diário com os corredores, as assessorias também ficam por dentro das atividades que acontecem nos finais de semana. Como é o caso da corrida do Diario de Pernambuco, a DP RUN, que vai para sua segunda edição em Recife, e será realizada no dia 10 de novembro. 

O evento tem início pela manhã, às 7h, e conta com percursos de 3km de caminhada, 5km e 10km. A largada acontece no segundo jardim de Boa Viagem e termina no Parque das esculturas de Brennand, no Marco Zero. Para fazer sua inscrição, CLIQUE AQUI