Mais Esportes
None

ESPORTE PERNAMBUCANO

Com obras estendidas e apostando em modernidade, Geraldão é reinaugurado no Recife

A nova roupagem do Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, o Geraldão, foi apresentada de maneira oficial nesta quinta-feira

postado em 24/09/2020 12:38 / atualizado em 24/09/2020 16:46

(Foto: Anderson Malagutti/Diario )
O Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, comumente conhecido por Geraldão, finalmente foi devolvido à população pernambucana. Um dia histórico e que marca o fim de uma longa espera. Foram sete anos de reforma, para um total de R$ 45 milhões investidos. E na manhã desta quinta-feira, o prefeito da cidade do Recife, Geraldo Julio, promoveu um tour de apresentação da nova roupagem do complexo multiuso, situado no bairro da Imbiribeira. A capacidade “da casa” é de aproximadamente dez mil pessoas.

Todo o ginásio foi submetido à medidas de requalificação, que tinham previsão inicial de serem concluídas em um ano, mas se estenderam por mais seis, devido à crise econômica em que o país está, impossibilitando assim o segmento da obra por parte da construtora responsável, de acordo com a prefeitura local. De fora, já é possível notar o novo ar de modernidade que o espaço ganhou através da sua coberta termoacústica, junto ao seu sistema de clima e de som, que conta com mais de 40 caixas. Ainda na área externa do Geraldão, que possui três quadras para esportes de areia, uma nova piscina foi construída com medidas olímpicas. Há também um estacionamento com oito mil metros quadrados.

Por dentro do “novo” Geraldão, ainda mais mudanças. Uma das que mais chamam atenção vem de cima, com um placar eletrônico moderno de quatro faces, localizado ao centro da quadra principal, que é poliesportiva e adaptada aos padrões internacionais. A estrutura conta também com sistema de acessibilidade para pessoas com dificuldade de locomoção. Ainda “passeando” pelos corredores do ginásio, estão à disposição três auditórios, salas para dança, artes marciais e palestras. Também foram construídos oito camarotes, 12 bares, uma tribuna de honra e uma sala destinada aos profissionais da imprensa.

Bilheteria, guaritas, cadeiras, piso, luminárias e esquadrias também foram repaginadas. E para além da “beleza”, a estrutura do espaço também tem uma nova instalação hidrossanitária e a implementação de uma estação de esgoto própria.

Como antes, o Geraldão será destinado à realização de eventos esportivos e de entretenimento, além de ofertar atividades esportivas de modo gratuito. Dando sequência ao clima de reinauguração, jogos testes serão realizados até a próxima segunda-feira, envolvendo atletas federados e paralímpicos. As primeiras modalidades a entrarem em quadra serão: futsal, handebol, vôlei sentado e basquete. Categorias femininas e masculinas participarão do tão esperado reencontro.

A estreia para a população, de fato, acontecerá apenas na manhã do próximo dia cinco, com 350 pessoas já cadastradas, entre as modalidades juvenil e adulto. Nesta ocasião, os esportes serão: pilates, natação, karatê e dança. A partir dessa data, a expectativa é de que aconteça a retomada gradual do Geraldão, que também se prepara para receber judô, luta olímpica, badminton, dança de salão, basquete, volêi, futsal, handebol e ginásticas artística, aeróbica e rítmica. Uma unidade de tecnologia na educação e cidadania (UTEC) também poderá ser usada por estudantes da rede pública, que unirão um espaço pedagógico à inclusão digital.

Desde sua reinauguração oficial, o ginásio está sob cuidados de prevenção à pandemia do novo coronavírus. Por isso, atendimentos presenciais e visitas técnicas, acontecem com agendamento prévio. Os horários de atendimento ao público são de segunda até sexta-feira, das 8h às 17h. Para atividades esportivas, nos mesmos dias, mas das 7h às 18h.