Mais Esportes
None

JOGOS DE INVERNO

Brasil confirma classificação do bobsled nos Jogos de Inverno

Esta será a quarta vez que o bobsled brasileiro participará das Olimpíadas de Inverno

postado em 16/01/2018 12:21 / atualizado em 16/01/2018 12:45

Divulgação CBDG
Quando faltava apenas um mês para a abertura dos Jogos Olímpicos de Pyeongchang-2018, na Coreia do Sul, o Brasil contava apenas com Isadora Williams, na patinação artística, e com Michel Macedo, no esqui alpino, como representantes no evento, marcado de 9 a 25 de fevereiro. História que mudou ontem, quando o bobsled nacional confirmou a classificação para o trenó 4-man (quarteto masculino) com a melhor posição da história do país no ranking de qualificação olímpica. O Brasil ainda garantiu vaga no trenó 2-man (dupla masculina) pela primeira vez.

O passaporte da equipe 4-man foi carimbado com a 21ª colocação no ranking internacional, divulgado ontem. O time liderado por Edson Bindilatti garantiu pontos importantes ao conquistar o título geral da Copa América da modalidade no fim de semana. Para isso, encerrou as duas últimas provas da competição com um bronze e uma quarta colocação, em Lake Placid, nos Estados Unidos.

O piloto Edson Bindilatti se prepara para disputar os Jogos Olímpicos pela quarta vez na carreira — esteve nas edições de Salt Lake City-2002, Turim-2006 e Sochi-2014. A história dele se confunde com a do próprio bobsled nacional no evento, já que esta também será a quarta participação do time do país nas Olimpíadas de Inverno.

Desta vez, porém, Edson assume desafio maior. Ele também é o piloto do trenó de duplas, o 2-man, prova em que o Brasil conquistou a vaga olímpica inédita ao terminar na 34ª colocação do ranking internacional. “Nosso time vem evoluindo a cada competição, melhorando técnica e fisicamente. Vamos chegar aos Jogos na melhor forma”, comemora. Ao todo a modalidade inscreve cinco representantes no evento, sendo um reserva.

Para os Jogos de Pyeongchang, a primeira vaga do Brasil foi conquistada por meio de uma norte-americana com nacionalidade brasileira. Filha de mineira, Isadora Williams se garantiu em setembro de 2017, quando agarrou a quinta das seis vagas disponíveis no Troféu Nebelhorn, na Alemanha. Nascida e criada nos Estados Unidos, ela se prepara para a segunda participação olímpica dela, novamente representando o país da mãe.

Já Michel Macedo, de 19 anos, vai estrear nos Jogos. O cearense reside no Oregon, nos Estados Unidos. O principal resultado na carreira dele foi registrar um top-15 nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Lillehammer 2016, o melhor resultado nacional olímpico na modalidade.

Os Jogos Olímpicos de Inverno, que surgiram em 1924, só contaram com participação brasileira a partir de 1992. Em 2006, Isabel Clark conseguiu o melhor resultado do país na competição, com a nona posição no snowboard cross.