Mais Esportes
None

SALTOS ORNAMENTAIS

Atletas de Brasília recorrem à vaquinha virtual para competir no Canadá

Índice para participar do torneio internacional foi obtido com vitórias no Campeonato Brasileiro

postado em 13/11/2018 15:55

Arquivo Pessoal
Cinco atletas brasilienses dos saltos ornamentais do Instituto Pro Brasil (IPB) alcançaram o índice para competir na International CAMO Invitation, em Montreal, no Canadá, de 29 de novembro a 2 de dezembro. Problemas financeiros, no entanto, estão adiando as comemorações da equipe. A competição não estava no calendário previsto pelo IPB e acabou fora do planejamento de gastos. A comissão técnica e os atletas, então, criaram uma vaquinha on-line para arrecadar o dinheiro necessário e levar os jovens competidores para o torneio.

Rafael Borges, 13 anos, Maria Paula Vieira, 12, Paula Rayssa, 13, Heloá Camelo, 12, que treinam no Centro de Excelência de Saltos Ornamentais da UnB, e Diogo Adriano, 13, que pratica a modalidade no Centro Olímpico do Gama, são os atletas classificados para competir no Canadá. Eles alcançaram o índice para a competição durante o Campeonato Brasileiro Interclubes Grupos C/D, que ocorreu em Brasília, no início deste mês.

Cada um dos integrantes do grupo se sagrou vencedor das provas que disputou: Paula, na plataforma (10m),  com 219,55 pontos; Heloá, no trampolim de 1m, com 237,50; Rafael, também no trampolim de 1m, com 312,85; Maria Paula, no trampolim de 3m, com 219,60; e Diogo, na plataforma, com 260,40.

Praticante da modalidade há 17 anos, Pollyana Lacerda, 39, é a treinadora da equipe. Segundo ela, o resultado será o aspecto menos relevante na competição no Canadá. “O mais importante é a experiência que os atletas poderão adquirir”, ressalta.

Segundo a treinadora, que há quatro anos trabalha com a equipe do IPB, cerca de R$ 50 mil são necessários para cobrir os custos de participação no torneio — algo em torno de R$ 7 mil para cada integrante do grupo, entre atletas e membros da comissão técnica. Os valores serão destinados à inscrição dos competidores, passagens de avião, hospedagem e alimentação de todos. O plano é viajar no dia 25 de novembro. Portanto, Pollyana projeta o fim da arrecadação dos recursos até o dia 20. “Tenho esperança. Quanto mais perto chegarmos do valor necessário, melhor”, comenta.

 
Família mobilizada por um sonho 


A estratégia da vaquinha on-line foi utilizada em outra ocasião e ajudou a conseguir parte da quantia exigida. Agora, no entanto, como o valor é bem mais alto, o desafio parece mais difícil. Eliane Vieira, 39 anos, mãe da atleta Maria Paula, conta que a filha pratica o esporte desde 2014, quando começou a disputar torneios locais. No ano seguinte, sagrou-se campeã brasileira. A conquista do índice para a competição internacional despertou um misto de emoções na família. “Muita alegria, mas um pouco de apreensão também. Minha garotinha tão pequena e já alçando um voo tão alto”, emociona-se Eliane.

Servidora pública, ela diz que o custo necessário para que a filha possa competir não é um fator de desânimo, mas preocupa. “Ainda estamos na batalha, fazendo de tudo para conseguir o valor”, conta. Além da vaquinha, as famílias dos atletas, a comissão técnica e os próprios competidores estão vendendo rifas e realizando almoços beneficentes. Eliane acredita que conseguirão atingir o objetivo. “De uma forma ou de outra, vamos garantir os sonhos dos nossos pequenos. Contamos com a generosidade dos amigos e apoiadores dos saltos ornamentais.”


Vaquinha virtual
 
Para contribuir, basta acessar o link www.vakinha.com.br/vaquinha/selecao-de-saltos-ornamentais e doar a quantia que desejar.
 
*Estagiária sob supervisão de Fernando d'Amarelo