Mais Esportes
None

PRÊMIO BRASIL OLÍMPICO

Isaquias Queiroz e Ana Marcela Cunha ganham o prêmio de Melhor Atleta 2018

Em premiação no Rio de Janeiro, Comitê Olímpico Brasileiro homenageia os dois e outros competidores das mais diversas modalidades

postado em 18/12/2018 23:34 / atualizado em 21/12/2018 16:05

Wander Roberto/Exemplus/COB
 Rio de Janeiro — Os uniformes deram lugar a roupas de festa. Em vez de medalhas, colares. No lugar de piscinas, tatames, quadras e campos, esportistas que brilharam em 2018 desfilaram no palco do Teatro Bradesco, no Rio de Janeiro, para noite de gala do esporte brasileiro no Prêmio Brasil Olímpico, nesta terça-feira (18/12). Reunidos, eles aplaudiram a entrega de Melhor Atleta do Ano a Ana Marcela Cunha, no feminino, e Isaquias Queiroz, no masculino.

A nadadora de maratona aquática dedicou o prêmio a todas as mulheres. Já Isaquias aproveitou a condecoração para homenagear ao treinador Jesus Morlán, que faleceu neste ano. Ana Sátila, da canoagem slalom, e Marta, do futebol, foram as outras finalistas do prêmio de Melhor Atleta do Ano. Assim como o surfista Gabriel Medina e o skatista Pedro Barros. Outra premiação muito aguardada na noite foi escolhida pelo público por meio do voto na internet. 

Entre 10 indicações — que contaram com ídolos, como a seis vezes melhor do mundo Marta, o campeão olímpico Bruninho e o agora bicampeão mundial Gabriel Medina —, o troféu Atleta da Torcida ficou com Henrique Avancini, do ciclismo mountain bike, com mais de 70% dos votos. "Este momento demonstra a força da bicicleta no Brasil. E fico feliz por ter simplesmente tido a oportunidade para que a comunidade do ciclismo pudesse demonstrar essa paixão", declarou. 

Nascido em Petrópolis (RJ), Henrique foi protagonista de três feitos inéditos no cíclicos brasileiro: conquistou o título mundial de mountain bike maratona; chegou ao segundo lugar no ranking masculino de mountain bike da União Ciclística Internacional (UCI); e terminou na quarta colocação geral do campeonato mundial de cross-country (XCO), a modalidade olímpica do esporte. Para fechar o ano, ganhou mais uma edição da ultramaratona Brasil Ride, na Bahia.

Desabafo de Jackie Silva

Três momentos durante o evento, porém, roubaram a cena. Um deles foi o depoimento da ex-jogadora de vôlei de praia Jackie Silva, que desabafou ter sido vítima de preconceito pelo esporte brasileiro por ser mulher e alvo de menos investimentos durante a carreira. No discurso, ela comemorou ter sido homenageada, como um reconhecimento e mostra de novos caminhos a serem trilhados com mais igualdade de gênero.

Em outra ponto, o treinador de judô Geraldo Bernardes recebeu das mãos de Vanderlei Cordeiro de Lima (único brasileiro a receber a medalha Pierre de Coubertin, maior honraria do COI) o Troféu COI que, em 2018, teve o tema “Olimpismo em ação”. Mentor da campeã olímpica Rafaela Silva e de Flávio Canto, bronze em Atenas-2004, Geraldo Bernardes criou o Instituto Reação que já atendeu mais de quatro mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, e orientou os judocas refugiados Yolande Bikasa e Popole Misenga, na Rio-2016. A entrega foi aplaudida de pé.

Outro momento que gerou emoção foi a homenagem ao quarteto que herdou a medalha de bronze dos Jogos Olímpicos de Pequim-2008 após 10 anos, pela desclassificação da seleção jamaicana por doping de um de seus integrantes. Muitos aplausos foram dedicados aos integrantes daquela equipe de revezamento masculino 4×100 brasileira: Vicente Lenilson, Sandro Viana, Bruno Barros e José Carlos Gomes Moreira.

As emoções começaram antes mesmo da premiação, já que o COB lançou o Hall da Fama. E os primeiros a deixarem suas marcas foram Torben Grael, da vela, maior medalhista olímpico do Brasil; a ex-jogadora de vôlei de praia Jackie Silva, que ao lado de Sandra Pires foi a primeira dupla brasileira a ganhar ouro nos Jogos; e Vanderlei Cordeiro de Lima. A homenagem promete mais registros a cada ano. As placas serão fixadas no Parque Aquático Maria Lenk, localizado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Confira os vencedores

Escolhidos de cada modalidade do Prêmio Brasil Olímpico 2018:
 
Atletismo: Darlan Romani
Badminton: Ygor Coelho
Basquete: Yago Mateus
Basquete 3x3: Luiz Felipe Soriani
Beisebol: Felipe Burin 
Boxe: Beatriz Ferreira
Canoagem Slalom: Ana Sátila
Canoagem Velocidade: Isaquias Queiroz
Ciclismo BMX (Freestyle): Leandro Neto 
Ciclismo BMX (Racing): Anderson Ezequiel de Souza Filho 
Ciclismo Estrada: Vinicius Rangel Costa 
Ciclismo Mountain Bike: Henrique Avancini 
Ciclismo Pista: Kacio Fonseca da Silva Freitas
Desportos na Neve: Jaqueline Mourão
Desportos no Gelo: Isadora Williams
Escalada Esportiva: Thais Makino Shiraiwa 
Esgrima: Alexandre Camargo 
Futebol: Marta
Ginástica Artística: Arthur Zanetti
Ginástica Trampolim: Camilla Gomes
Ginástica Rítmica: Natália Gaudio
Golfe: Luiza Altmann
Handebol: Eduarda Amorim
Hipismo adestramento: João Victor Oliva 
Hipismo CCE: Márcio Carvalho Jorge
Hipismo saltos: Pedro Veniss      
Hóquei sobre grama: Rodrigo Faustino            
Judô: Érika Miranda
Caratê: Vinicius Figueira
Levantamento de pesos: Fernando Saraiva Reis
Maratona Aquática: Ana Marcela Cunha
Nado Artístico: Maria Clara Lobo
Natação: Revezamento (Pedro Spajari /Gabriel Santos/ Marcelo Chierighini/ Marco Antonio Ferreira Junior)
Pentatlo moderno: Maria Iêda Guimarães
Polo Aquático: Gustavo Guimarães
Remo: Uncas Tales Batista
Rugby: Bianca dos Santos Silva
Saltos Ornamentais: Ingrid de Oliveira
Skate: Pedro Barros 
Softbol: Fernanda Ayumi Missaki
Surfe: Gabriel Medina 
Taekwondo: Edival Pontes 
Tênis: Marcelo Melo
Tênis de mesa: Hugo Calderano 
Tiro com arco: Marcus Vinícius D´Almeida 
Tiro esportivo: Julio Almeida 
Triatlo: Manoel Messias 
Vela: Martine Grael e Kahena Kunze 
Vôlei:  Douglas Souza
Vôlei de praia: Agatha Bednarczuk / Duda Lisboa
Wrestling: Laís Nunes
 
*A repórter viajou a convite do Comitê Olímpico Brasileiro