Mais Esportes
None

ATLETISMO

Campeões mundiais do revezamento 4x100m têm dia de homenagens em Brasília

Equipe recebe cumprimentos no Palácio da Alvorada e na sede da Caixa. Entidade patrocinadora assegura manutenção do investimento, com foco nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020

postado em 21/05/2019 20:41 / atualizado em 21/05/2019 21:09

<i>(Foto: Minervino Júnior/CB/D.A Press)</i>
 
Em vez de derramar suor ao sol, salões com ar-condicionado e água fresca. Os trajes de gala substituíram os uniformes de treinos e competições. As exigentes ordens dos treinadores deram lugar às homenagens de políticos, patrocinadores e executivos engravatados. Uma agenda incomum na rotina da Seleção Brasileira masculina de revezamento 4x100m de atletismo. Nesta terça-feira (21/5), nove dias após a conquista do inédito título mundial, a equipe foi recebida com pompa e circunstância em Brasília, com direito a cumprimentos presidenciais no Palácio da Alvorada, além de uma festiva cerimônia no Centro Cultura da Caixa.
 
No último dia 12, no estádio de Yokohama, no Japão, os atletas Rodrigo Nascimento, Derick Silva, Jorge Vides e Paulo André fizeram história para o Brasil ao vencerem a prova final do Campeonato Mundial de Revezamentos, com o tempo de 38s05 – a melhor marca do ano e apenas dois centésimos à frente do quarteto norte-americano. Os britânicos ficaram na terceira posição, com 38s15.
 
“Este é um momento de grande emoção. Nosso grupo batalha há bastante tempo, com muita dedicação aos treinos e abdicação de várias coisas comuns às vidas de outros jovens. Agradecemos os nossos treinadores e os patrocinadores, que nos oferecem o apoio necessário para atingir um resultado dessa importância. Dizem que o brasileiro é um povo guerreiro e nós nos sentimos parte desse povo. Temos uma Olimpíada para vencer no ano que vem e contamos com a torcida de vocês”, disse o velocista Paulo André a uma plateia de cerca de 300 pessoas, no teatro do Centro Cultura da Caixa. 
 
Durante a exibição do vídeo da prova vencida pelos atletas, o público presente ao evento passou a vibrar entusiasmadamente, como se fosse uma transmissão ao vivo. A partir da última passagem do bastão, aplausos e gritos de apoio transforam o local em uma arquibancada de torcedores, emocionando os competidores que estavam no palco. Satisfeito com a performance dos corredores, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, afirmou que a instituição manterá o patrocínio ao atletismo nacional. De 2017 a 2020, a entidade programa o repasse de R$ 60 milhões para essa finalidade – R$ 15,5 milhões apenas neste ano.
 
“Nossa alegria é perceber que este patrocínio realmente transforma a vida das pessoas, pois é focado na população mais carente, de onde tem saído os principais nomes do atletismo brasileiro. É importante ressaltar que as Forças Armadas também exercem um fundamental apoio nesse sentido, pois atualmente esses atletas são integrantes da Marinha, do Exército ou da Aeronáutica. Agora, nossa missão é manter o foco para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020”, discursou Pedro Guimarães. 
 
<i>(Foto: Minervino Júnior/CB/D.A Press)</i>
 
Além do quarteto titular do revezamento 4x100m, foram homenageados o atleta reserva, Vitor Hugo, e o técnico Luiz Felipe de Siqueira. Também participaram da cerimônia as velocistas Ana Carolina Azevedo e Lorraine Martins, com o técnico Carlos Alberto Cavalheiro, representando o 4x100m feminino, que obteve a quarta colocação em Yokohama, garantindo vaga para o Mundial de Doha, no Catar, de 27 de setembro a 6 de outubro. Outro destaque foi o marchador brasiliense Caio Bonfim, atual líder do Circuito Mundial de Marcha Atlética.