Mais Esportes

Após sucesso do Brasil no Mundial, Cesar Cielo cita Guga e pensa em 2016

Nadador quer servir de exemplo para novos talentos da natação brasileira

Gazeta Press

Cesar Cielo pretende ter um tempo de descanso já que priorizará os Jogos Olímpicos de 2016
Animado com as 10 medalhas conquistadas pelo Brasil no Mundial de Barcelona, um recorde, Cesar Cielo sonha com a possibilidade de ver o País protagonizar uma boa campanha nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro-2016. Ao desembarcar em Guarulhos na manhã desta terça-feira, ele citou o tenista Gustavo Kuerten.


“O que o Guga fez com o tênis no Brasil é o que está acontecendo com a natação hoje. Ajuda muito em relação aos patrocínios, na nossa divulgação. É o que mantém o esporte vivo. Espero que em 2016 façamos uma super campanha e que isso continue em 2020 e 2024”, afirmou o nadador, esperançoso.

Tricampeão de Roland Garros (1997, 2000 e 2001), Guga assumiu a liderança do ranking mundial no final do ano 2000 e popularizou o tênis no Brasil, o que não foi suficiente para garantir a proliferação de novos talentos. Na condição de tricampeão mundial dos 50m livre, Cielo, dono de três medalhas olímpicas, espera servir como exemplo.

“Desde Pequim-2008, a gente vem abrindo uma porta imaginária para mostrar que o brasileiro pode chegar lá e não precisa se contentar com o quinto lugar. O trabalho duro sempre é recompensado de algum jeito. Essa geração da natação está pronta para dar o próximo passo e conseguir grandes resultados no futuro”, apostou.

No Mundial de Esportes Aquáticos de Barcelona, o Brasil ganhou cinco medalhas na natação (dois ouros e três bronzes) e alcançou mais cinco pódios na maratona aquática (um ouro, duas pratas e dois bronzes), terminando no oitavo posto da classificação geral. As 10 condecorações são um recorde, mas na edição de Xangai-2011 o número total de títulos (quatro) foi maior.

“A maratona nos ajudou bastante, as meninas foram fora de série. Precisamos que elas continuem nessa pegada e temos que buscar mais medalhas na piscina. Devemos mirar sete medalhas no Mundial de 2015 para sonharmos com sete medalhas nas Olimpíadas de 2016. O olhar crítico vai nos fazer evoluir”, declarou Cielo.

Com os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro como prioridade, o nadador planeja passar de duas a três semanas afastado da piscina. Para o atleta, os períodos de descanso durante o ciclo serão fundamentais para chegar até 2016 como a motivação em alta.

“Todo atleta quer bater na borda e ver a melhor performance possível. Aquela adrenalina do momento da vitória e do dia seguinte são impagáveis. Quero continuar sentindo isso e dividindo com meus amigos de equipe. Espero que mais gente consiga fazer o mesmo para construirmos um Brasil campeão”, afirmou.

Confira as medalhas do Brasil no Mundial de Barcelona:


Natação
Cesar Cielo – ouro nos 50m borboleta
Cesar Cielo – ouro 50m livre
Felipe Lima – bronze nos 100m peito
Thiago Pereira – bronze 200m medley
Thiago Pereira – bronze 400m medley

Maratona Aquática
Poliana Okimoto – ouro nos 10km
Poliana Okimoto – ouro nos 5km
Ana Marcela Cunha – prata nos 10km
Ana Marcela Cunha – bronze nos 5km
Allan do Carmo, Poliana Okimoto, Samuel de Bona – bronze no revezamento 5km