Mais Esportes

Filipinho cai na repescagem e fica mais longe do título do Campeonato Mundial de Surfe

Brasileiro perdeu na etapa francesa para Maxime Hoscenot, surfista da casa

Gazeta Press

Filipe Toledo foi eliminado na repescagem da etapa francesa do WCT
O sonho do título do Mundial de surfe ficou mais distante para Filipe Toledo. Nesta sexta-feira, o brasileiro caiu na segunda fase (repescagem) da etapa francesa do WCT, em Hossegor, após perder bateria para o local Maxime Hoscenot, por 6.10 a 5.90. Com a derrota, o terceiro colocado do campeonato termina o evento no 25º lugar, igualando seu pior resultado na temporada – mesmo desempenho de Margaret River, na Austrália, em abril -, e soma apenas 500 pontos para o ranking mundial.


Enquanto isso, os principais rivais de Filipe Toledo na briga pelo caneco continuam firmes no evento em Hossegor, já que Mick Fanning (1º) e Adriano de Souza (2º) já estão classificados para a terceira rodada e poderão aumentar a vantagem sobre o surfista mais jovem do circuito.

Com o mar fraco, Filipinho conseguiu pegar apenas duas ondas, das quais conseguiu tirar 4.83 e 1.07 como suas melhores notas. Já o francês, com 3.60 e 2.50, somou a pontuação necessária para eliminar Toledo da disputa.

Outros quatro brasileiros foram despachados na repescagem. Caio Ibelli, que substituiu o Taj Burrow na França, foi derrotado pelo também australiano Owen Wright, por 14.57 a 12.07. Assim como Filipinho, Wiggolly Dantas também disputou uma bateria fraca e acabou fora da disputa. O algoz do ubatubense foi Michel Bourez, que venceu por 7.67 a 6.40.

No confronto nacional da repescagem, Jadson André e Miguel Pupo acabaram empatados em 9.20 a 9.20. No entanto, o primeiro avançou à terceira fase por ter conquistado a melhor nota da bateria (5.43).

Quem também abandonou a etapa francesa foi o argentino naturalizado brasileiro Alejo Muniz, porém sua eliminação já era esperada. Isso porque, na última quinta, ele levou uma vaca e rompeu o ligamento do joelho esquerdo, ficando fora do duelo com o compatriota Ítalo Ferreira na repescagem.

O destaque desta sexta-feira foi o norte-americano Kelly Slater. O undecacampeão mundial foi o dono da melhor pontuação do dia, com 17.37, oriunda de duas boas ondas (8.67 a 8.70), e acabou arrasando o espanhol Aritz Aranburu, que somou apenas 1.93.

A Liga Mundial de Surfe (WSL) ainda não confirmou se a terceira rodada será disputada ainda nesta sexta-feira ou no sábado pela manhã francesa.

Confira as baterias válidas pela terceira rodada da etapa francesa do WCT:

1: Julian Wilson (AUS) x Brett Simpson (EUA)
2: Nat Young (EUA) x Jadson André (BRA)
3: Kelly Slater (EUA) x Kolohe Andino (EUA)
4: Ítalo Ferreira (BRA) x Keanu Asing (HAV)
5: Bede Durbidge (AUS) x Adrian Buchan (AUS)
6: Mick Fanning (AUS) x Maxime Huscenot (FRA)
7: Adriano de Souza (BRA) x Tomas Hermes (BRA)
8: Kai Otton (AUS) x John John Florence (HAV)
9: Jeremy Flores (FRA) x Michel Bourez (FRA)
10: Gabriel Medina (BRA) x C.J.Hobgood (EUA)
11: Josh Kerr (AUS) x Matt Wilkinson (AUS)
12: Owen Wright (AUS) x Dane Reynolds (EUA)