Superesportes

JUDÔ

De olho em vaga no Rio, Alex Pombo ganha vaga e Brasil vai com 17 atletas ao Masters de Judô

Com isso, Brasil estará presente em 13 das 14 chaves da competição no México

Agência Estado
Alex Pombo ganhou vaga no Masters de judô - Foto: Reprodução/Facebook
O Brasil terá 17 representantes no Masters de Judô, torneio que fecha o ranking olímpico de sexta a domingo em Guadalajara, no MéxicoAlex Pombo ganhou uma vaga no apagar das luzes, nesta segunda-feiraEle é 27.º do ranking mundial da categoria até 73kg e irá à competição, restrita a 16 judocas por chave, por conta de desistências de outros atletas melhores classificados.

Com isso, o Brasil estará presente em 13 das 14 chaves da competição, ficando fora só na categoria até 66kgCharles Chibana é o 19.º do mundo, herdaria uma vaga, mas abriu mão da participaçãoPreferiu permanecer treinando em São Paulo.

Para Pombo, a vaga no Masters o deixa ainda mais perto da OlimpíadaA convocação para a categoria até 73kg é das mais polêmicas porque o primeiro critério da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) é o ranking mundial, no qual Pombo tem 215 pontos a mais que Marcelo Contini.

Contini, entretanto, não teve a oportunidade de competir nas últimas duas edições do Campeonato Pan-Americano, que renderam 440 pontos a PomboEsses resultados entram como "extra" no rankingConsiderando apenas as 10 pontuações regulares, Contini teria 225 pontos de vantagem.

Pombo já fala com a certeza de que estará na Olimpíada"Fiquei feliz com a convocaçãoEssa competição é de extrema importância para subir no ranking e ficarmos entre os oito melhores da categoria e, com isso, sermos cabeça de chave (nos Jogos)", planeja PomboEle teria que ser campeão do Masters para virar cabeça de chave.

A equipe masculina terá Felipe Kitadai (60kg), Eric Takabatake (60kg), Victor Penalber (81kg), Tiago Camilo (90kg), Rafael Buzacarini (100kg), Luciano Corrêa (100kg), Rafael Silva (%2b100kg) e David Moura (%2b100kg)
Nas categorias até 60kg e %2b100kg a corrida olímpica está aberta e o resultado do Masters definirá os convocados.

Já o time feminino é o mesmo que irá à Olimpíada, com o reforço de Nathália BrígidaA equipe terá Sarah Menezes (48kg), Nathália Brígida (48kg), Érika Miranda (52kg), Rafaela Silva (57kg), Mariana Silva (63kg), Maria Portela (70kg), Mayra Aguiar (78kg) e Maria Suelen Altheman (%2b78kg).