Superesportes

DOPING

Em decorrência de doping, COI desqualifica seis medalhistas dos Jogos Olímpicos em Pequim

No total, nove atletas que participaram de Pequim'2008 tiveram resultado anulado

Gazeta Press
Bronze nos Jogos de 2008, Soslan Tigiev perdeu medalha por ter sido flagrado no antidoping - Foto: AFP
Nesta quarta-feira, o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou a desqualificação de nove atletas que competiram nos Jogos Olímpicos de 2008, em PequimDe acordo com a entidade, os esportistas falharam nos exames de doping.

Dos nove atletas, seis haviam conquistado medalhasCom a desqualificação dos resultados, o esportistas devolverão as medalhasA substância ilícita que mais se repetiu nos exames de diferentes atletas foi o turinabol, esteroide anabolizante.

Entre os homens, os esportistas que perderam suas medalhas foram o uzbeque Soslan Tigiev, que havia ficado com a prata na categoria 66-74kg, o cazaque Taimuraz Tigiyev, prata na luta livre 84-96kg, e o bielorrusso Andrei Rybakou, prata no halterofilismo (85kg)Os exames dos três acusaram a presença de turinabol, e no de Rybakou ainda foi encontrado estanozolol.

Já entre as mulheres, as desqualificadas foram a ucraniana Olha Rorobka, prata no halterofilismo acima de 75kg, a russa Ekaterina Volkova, bronze nos 3000m com obstáculos, e a bielorrussa Nastassia Novikava, bronze no halterofilismo até 53kgEsta última também testou positivo para estanozolol.

Outros três atletas que não subiram no pódio também foram desqualificadosForam eles: a espanhola Josephine Onyias, nona nos 100m com barrreiras, o cubano Wilfredo Martinez, quinto no salto em distância, e Sardar Hasanov, do Azerbaijão, que não terminou a prova de halterofilismo até 62kg.