Superesportes

NATAÇÃO

Thiago Pereira anuncia aposentadoria da natação aos 31 anos

Nadador, prata nos Jogos de Londres, se despede na festa do COB

Gazeta Press
Emocionado, Thiago Pereira se despede durante a cerimônia do COB e anuncia fim da carreira - Foto: Satiro Sodre/SSPress/CBDAUm dos maiores nomes do esporte e da natação brasileira anunciou aposentadoria. Durante a realização do Prêmio Brasil Olímpico, o nadador Thiago Pereira, aos 31 anos, cravou que não voltará a competir.
“Estou me despedindo das piscinas, deixo hoje (quarta-feira) as competições, mas eu nunca deixo a natação, que será a minha vida para sempre. A natação me tornou a pessoa que eu sou. Deixo de competir, de ter o orgulho de representar o verde e amarelo por 20 anos”, disse Thiago, emocionando.

O agora ex-nadador fez questão de fazer um agradecimento especial ao Minas Tênis Clube, clube pelo qual foi à sua primeira Olimpíada, em Atenas'2004, e à última, no Rio'2016. Ele ainda esteve em Pequim'2008 e Londres'2012, edição em que conquistou a prata nos 400m medley.

Em sua carreira, Thiago alcançou marcas expressivas. O atleta é o maior maior medalhista pan-americano de todos os tempos, tendo conquistado 23 medalhas no total, sendo 15 de ouro, quatro de prata e quatro de bronze. Além disso, é o maior medalhista brasileiro em competições internacionais.

Havia a expectativa de Thiago disputar Tóquio'2020, mas não teve seu contrato renovado com o Minas Tênis Clube e recusou algumas propostas de outros clubes. Agora, o medalhista se dedicará a projetos pessoais.

“Fiquei pensando no que eu ia falar em um dia tão especial como hoje. Abri mão de muitas coisas, de sonhos. O esporte é uma carreira dura e difícil, mas me sinto completamente realizado, pois sei que o que fiz foi o meu melhor”, completou.

Thiago ainda conquistou medalhas importantes defendendo o Brasil. Em Mundiais, por exemplo, os triunfos também são extensos. Nas piscinas curtas, foi ouro nos 200m medley em Indianopolis 2004. Na mesma competição, mais uma prata nos 4×100m livres e dois bronzes, um nos 100m medley e outro nos 4×200m livre.

Já nos Mundiais de piscina longa, aos 29 anos, em Kazan 2015, o brasileiro foi medalhista de prata nos 200m medley. Já dois anos antes, em Barcelona, Thiago levou o bronze nos 200 e 400m medley.