Superesportes

ATLETISMO

FBI investiga escolha de sede do Mundial de Atletismo de 2021

Autoridades suspeitam de influência da Nike na escolha da cidade de Eugene

Gazeta Press
Escolha da cidade de Eugene (EUA) está sob suspeita e é alvo de investigação do FBI - Foto: Andy Lyons/AFPNesta quarta-feira, a emissoa britânica BBC publicou uma reportagem que revela que o FBI e outras autoridades dos Estados Unidos estão investigando a escolha da cidade de Eugene para ser sede do Mundial de atletismo em 2021.

A cidade se localizada no estado norte-americano de Oregon e foi anunciada como sede em 2015. De acordo com o veículo britânico, a Iaaf (Associação Internacional de Federações de Atletismo), responsável pela escolha, ignorou o interesse de Gotemburgo, na Suécia, e escolheu Eugene.

Na época, o presidente da Iaaf era Lamine Diack, que hoje cumpre prisão domiciliar após denúncias de corrupção. Para que Eugene fosse escolhida, a Nike, que tem a sede no estado de Oregon, teria feito lobby para conseguir o evento na cidade norte-americana.

Além disso, uma das acusações é que de o ex-atleta e medalhista olímpico Sebastian Coe, que atualmente preside a Iaaf, teria participado do lobby, o que foi negado pelo britânico. Já a Iaaf afirmou que não tomou conhecimento de nenhuma investigação dos Estados Unidos.