Mais Esportes
None

JUDÔ

Maria Portela leva ouro, e Brasil encerra Grand Slam com oito medalhas

Judoca venceu todas as lutas por ippon no peso médio feminino, na Rússia

postado em 18/03/2018 17:03

Divulgação/CBJ
Depois de um sábado com dobradinha brasileira – prata e bronze para Érika Miranda e Jéssica Pereira, respectivamente, o Brasil voltou ao pódio do Grand Slam de Ecaterimburgo, na Rússia, neste domingo, desta vez no lugar mais alto. Maria Portela venceu todas as suas três lutas por ippon e conquistou a medalha de ouro no peso médio feminino.

A medalhista de ouro soma agora nove lutas de invencibilidade, desempenho que ela atribui ao fortalecimento psicológico e novidades na estratégia de treino. “Eu estou trabalhando algumas coisas diferentes tecnicamente e taticamente junto com meus colegas de treino. Iniciei um trabalho de coaching com a Nell Salgado que tem feito muita diferença também, pois tem despertado uma Maria mais tranquila, segura e com mais fé, em Deus e no meu treinamento”, explicou.

O Brasil ainda conquistou mais seis medalhas e se despede da competição com oito medalhas. Na mesma categoria de Portela, Barbara Timo foi ao pódio após vencer a japonesa Shiho Tanaka por waza-ari na disputa pelo bronze. A terceira medalha do domingo veio com a bicampeã mundial Mayra Aguiar, que se recuperou de uma derrota na estreia para Rika Takayama, do Japão, e foi buscar o bronze.

Em seguida, as peso pesados Beatriz Souza e Maria Suelen Altheman garantiram ao terceira dobradinha. Suelen terminou com a medalha de prata e Souza ficou com o bronze. A última e única medalha no masculino foi garantida pelo pesado Rafael Silva “Baby”, que venceu a disputa pelo terceiro lugar.

Bimedalhista olímpico, Rafael comemorou o bronze na Rússia “Estou feliz por começar a temporada com uma medalha. Foi a primeira competição depois das mudanças de regra, que provavelmente permanecerão por todo ciclo até a Olimpíada de 2020. Esta medalha mostra que estou no caminho certo e me preparando bem, tendo como foco deste ano o Mundial em Baku (Azerbaijão)”.

“Tivemos um resultado excepcional. Não é sempre que isso acontece de todas as meninas subirem ao pódio. Mas, o judô feminino do Brasil tem crescido evoluído e conquistado seu espaço”, destacou o técnico Mario Tsutsui. “No conjunto, tivemos um ótimo desempenho, mas temos que ter o pé no chão, porque cada competição é uma história, um outro jogo. Temos que continuar trabalhando, nos dedicando até o Mundial deste ano e, depois, já visando 2020. Eu gostaria de parabenizar também os técnicos envolvidos. Com isso, a gente espera que o nosso judô possa crescer mais e conquistar ainda mais medalhas para o nosso país”, concluiu.

Tags: Maria Portela Grand Slam de Judô brasil medalhas rússia