Superesportes

VELA

Martine Grael e Kahena Kunze ficam com quarto lugar no Mundial de Vela

Campeãs olímpicas garantiram vaga nos Jogos de Tóquio, em 2020

Gazeta Press
Dupla de ouro do Brasil nos Jogos de Rio terminam entre as oito melhores do mundo - Foto: Jesus Renedo/ Sailing Energy
Depois de garantirem a vaga do Brasil na classe 49erFX para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, Martine Grael e Kahena Kunze conquistaram neste sábado, o terceiro lugar na regata medalha do Mundial de Vela, em Aarhus, na Dinamarca. Com a colocação a dupla chegou aos 102 pontos, terminando a disputa em quarto lugar. As holandesas Annemiek Bekkering e Annette Duetz foram as campeãs com 89 pontos. Completaram o pódio as duplas da Áustria, Tanja Frank e Lorena Abicht com 91 pontos, e da Grã Bretanha, Sophie Weguelin e Sophie Ainsworth com 94 pontos.

O Mundial de Vela foi a primeira competição da dupla após um intervalo de um ano, tempo que Martine Grael se dedicou à Volvo Ocean Race. O principal objetivo das campeãs olímpicas era deixar o Brasil entre os 8 melhores países no evento para assegurar a vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio. A cidade, aliás, é o próximo destino de Martine e Kahena. Depois de aproveitaram alguns dias de folga, a dupla segue para uma temporada no Japão para disputar o evento-teste e uma competição local.

A disputa do Mundial acontece até amanhã, 12 de agosto, no Centro Internacional de Vela de Aarhus. A competição reúne as dez classes do programa dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, somando 1400 atletas de 85 países em 1100 barcos.
Estão em jogo 40% das vagas para as Olimpíadas. Disputado de quatro em quatro anos, o Mundial de Classes Olímpicas é o principal evento do calendário da World Sailing (Federação Internacional de Vela)..