Mais Esportes
None

BOXE

Evento em Santos homenageia Éder Jofre, que completa 83 anos nesta terça-feira

Jofre deteve do cinturão dos pesos-galo entre 1960 e 1965, e dos pesos-pena entre 1973 e 1974

postado em 25/03/2019 12:43 / atualizado em 25/03/2019 12:47

<i>(Foto: Rubens Chiri/SPFC)</i>
Éder Jofre completará 83 anos de vida nesta terça-feira, dia 25 de março, e será homenageado com uma festa, a qual contará com a presença de alguns dos maiores nomes da história do boxe brasileiro e do esporte em geral. O evento será realizado em ação do Grupo Memorial e acontecerá no Salão Reservado da Churrascaria Tertúlia, em Santos (SP).

Dentre os principais nomes aguardados na festa, estão os dos ex-pugilistas Miguel de Oliveira, Popó, Rose Volante e Chiquinho de Jesus, além da ex-jogadora de basquete Marta e de dirigentes do boxe nacional.

“É uma honra e um orgulho sediar um aniversário do meu amigo e nosso ídolo. Ele tem um carinho especial pela nossa cidade e se sente muito bem aqui. Éder já comemorou o aniversário de 80 anos em Santos”, afirmou o presidente do Grupo Memorial, Pepe Altstut. “Jofre é um orgulho para o nosso país e uma referência mundial, já que ele é considerado o melhor pugilista de todos os tempos dentro da sua categoria”, completou.

Apaixonado por samba, Jofre ganhará um presente especial durante a comemoração. Trata-se da bateria da escola de samba União Imperial, que comparecerá ao local para agraciar a lenda do boxe com uma performance ao vivo.

Éder Jofre é, de fato, considerado um dos melhores pugilistas de todos os tempos. Atleta do São Paulo Futebol Clube, deteve do cinturão mundial dos pesos-galo entre 1960 e 1965, e dos pesos-pena entre 1973 e 1974. O brasileiro encerrou a carreira após 81 lutas. Foram 75 vitórias, sendo 52 por nocaute, quatro empates e apenas duas derrotas.

Já com idade avançada, Jofre passou a sofrer com esquecimentos e confusões, sendo, na sequência, diagnosticado de forma equivocada com o Mal de Alzheimer. Após um bom tempo frequentando o hospital e sendo tratado de maneira errada, o ex-atleta piorou e foi conduzido a tratar com o neurologista Renato Anghinah. Foi ele quem o diagnosticou com encefalopatia traumática crônica e lhe passou o tratamento certo para recuperar a mobilidade física e a lucidez psicológica.

Tags: Éder Jofre boxe