Superesportes

PARAPAN DE LIMA

Thiago Paulino leva ouro no Parapan e bate recorde mundial pela terceira vez no ano

Brasileiro conquista ouro no arremesso de peso com 15,26 metros

Agência Estado
Thiago Paulino faturou ouro em pódio com dobradinha brasileira em Lima - Foto: Reprodução/CPB Oficial
O brasileiro Thiago Paulino conquistou a medalha de ouro no arremesso de peso neste sábado nos Jogos Parapan-Americanos de Lima e quebrou o recorde mundial da modalidade pela terceira vez no ano. Ele atingiu a marca de 15,26 metros e deixou em segundo lugar o compatriota Claudiney Batista (11,55m). O bronze foi para o argentino Pablo Damian (12,38m).

"É uma satisfação enorme. Segunda medalha de ouro no Parapan no arremesso de peso. A gente vem se preparando este ano de uma maneira diferente porque não tem lançamento do disco, que era minha especialidade anterior. É o meu terceiro recorde mundial no ano, medalha de ouro, não podia estar mais feliz", disse.

Nos esportes paralímpicos, as colocações são estabelecidas com uma combinação entre a distância alcançada e a deficiência física. Paulino é da classe F57, Claudiney tem uma deficiência maior (F56) e por isso ficou em segundo lugar em relação ao argentino, que é F57. Essas classes são para diferentes níveis de amputação e todos competem sem a prótese, em cadeira de rodas.



Paulino perdeu parte da perna esquerda em um acidente de moto em 2010 na cidade de Orlândia, onde vivia e trabalhava como vigilante.
"Saindo do hospital, como parte da recuperação, fiz meu primeiro arremesso, me apaixonei pelo esporte e não parei mais. Comecei a conhecer o pessoal do paralímpico, a Terezinha Guilhermino, Lucas Prado, pessoas que hoje tenho honra de dividir a seleção", comentou.

As conquistas começaram a vir logo depois dos Jogos Paralímpicos do Rio-2016, quando recebeu o convite para morar em São Paulo e treinar com a seleção brasileira no Centro de Treinamento Paralímpico. Desde então foi ouro no Mundial de Londres-2017 no arremesso de peso e lançamento de disco, e também faturou o ouro no arremesso de peso e bronze no lançamento de disco no Parapan de Toronto-2015. "Agora é pensar no Mundial de novembro, tentar o bi lá também e chegar em Tóquio-2020 com força máxima", finalizou.

Recorde


A brasileira Izabela Campos bateu o recorde parapan-americano também neste sábado no lançamento de disco. Ela alcançou a marca de 35,32m, a prata ficou com a colombiana Maria Yesenia (35,12m) e o bronze com a argentina Belen Florencia (28,54m).

A outra brasileira que estava na prova, Marcia Cristina Almeida ficou em quinto com 22,30m. Todas as competidoras eram da classe F11 (cegos). "Estou muito feliz por ter sido a primeira brasileira a conquistar medalha de ouro do atletismo brasileiro neste Parapan. Imaginar eu, Izabela, conseguir este feito é um sonho", disse.
.