Superesportes

ATLETISMO

Queniano Geoffrey Kamworor bate recorde mundial da meia maratona

Corredor vence prova em Copenhague com tempo de 58min01s

Estadão Conteúdo
Queniano cruza linha de chegado 17seg mais rápido que o antigo recorde - Foto: Reprodução/Instagram
O corredor queniano Geoffrey Kamworor quebrou o recorde mundial da prova de meia maratona neste domingo, durante prova disputada em Copenhague, na Dinamarca. Ele superou a antiga marca por 17 segundos ao completar a distância em 58min01s. O recorde anterior, de 58s18, pertencia ao seu compatriota Abraham Kiptum, que obteve a marca em Valência, na Espanha, no ano passado.

Até então, a melhor marca pessoal de Kamworor era 58min54s. Aos 26 anos, ele vem dominando a distância nas últimas temporadas, com direito a três títulos mundiais. O queniano também se destaca na prova dos 10.000 metros.

"É muito emocionante para mim conseguir esse recorde. E fazer isso em Copenhague, onde conquistei meu primeiro título mundial, acrescenta algo especial a esta conquista", comemorou o corredor.




Neste domingo, Kamworor soube tirar vantagem das condições climáticas da capital dinamarquesa. Sob temperatura baixa e até chuva mais forte no início da corrida, ele passou a impor forte ritmo na prova a partir do 15º quilômetro e não foi mais alcançado pelos adversários.

O pódio da prova foi totalmente africano. O também queniano Bernard Kipkorir chegou em segundo lugar, com o tempo de 59min16s, seguido pelo etíope Berehanu Wendemu, com 59min22s..