LeBron James, astro do Los Angeles Lakers, tem sido um dos protagonistas dos protestos no mundo esportivo contra o racismo nos Estados Unidos e no mundo. Em sua conta pessoal, o astro publicou: "Descanse no paraíso, Rei".
Neste ano, Boseman publicou uma foto ao lado de Kobe Bryant, quando o ex-jogador foi vítima de um acidente de helicóptero em Los Angeles. Na ocasião, o ator escreveu: "Estou com o coração partido. Chocado. Marido, pai, estrategista, poeta-filósofo, guerreiro-atleta, produtor de filmes... Seu foco é magnético, Kobe. Meu amor fica com você e sua família."
Boseman já havia sido homenageado em outra ocasião, também relacionada ao basquete. Victor Oladipo, do Indiana Pacers, vestiu a máscara de Pantera Negra durante o concurso de enterradas da NBA em 2018. O jogador também se manifestou nas redes sociais. "Há muita coisa acontecendo agora... Descanse em paz", lamentou.
Outras personalidades do universo esportivo também se manifestaram: Russell Wilson, Patrick Mahomes, Zach LaVine, A'ja Wilson, Cori Gauff, Klay Thompson, Megan Rapione e Lewis Hamilton, que comemorou a pole no GP da Bélgica com os braços cruzados e o punho cerrado, gesto marcante do personagem Pantera Negra e que também carrega muita representatividade na luta antirracista.
"Pantera Negra", ambientado no reino fictício de Wakanda, foi adorado pela crítica e pelo público, e se tornou o primeiro filme baseado em quadrinhos a concorrer na categoria de Melhor Filme no Oscar. O longa foi celebrado como um momento cultural importante por seu elenco majoritariamente negro e por subverter os estereótipos ao mostrar um país africano próspero que acolhe refugiados e estende sua cultura e tecnologia às nações mais pobres.
Chadwick Boseman morreu aos 43 anos após lutar contra um câncer de cólon, diagnosticado em 2016. Além de ter vivido o primeiro super-herói negro da Marvel, ele também ficou conhecido por interpretar o músico James Brown, em "Get on Up", e o jogador de beisebol Jackie Robinson, em "42", no início de sua carreira. Mais recentemente, fez parte do elenco de "Destacamento Blood", do diretor Spike Lee.