2

Fraser-Pryce se torna segunda mulher mais rápida na história com recorde

Jamaicana estabelece recorde nos 100m rasos, com 10,63 segundos

05/06/2021 18:20
compartilhe
Shelly-Ann Fraser-Pryce, estrela do atletismo mundial e jamaicano, buscará o tricampeonato olímpico
foto: Karim Jaafar/AFP

Shelly-Ann Fraser-Pryce, estrela do atletismo mundial e jamaicano, buscará o tricampeonato olímpico


A estrela jamaicana Shelly-Ann Fraser-Pryce se tornou a segunda mulher mais rápida da história nos 100 metros rasos neste sábado. Ela estabeleceu um tempo recorde de 10,63 segundos (vento: + 1,3m/s) no Olympic Destiny meeting, em Kingston, na Jamaica.

A atual campeã mundial e bicampeã olímpica dos 100m (2008 e 2012), de 34 anos, consegue, com esse resultado, se impor com autoridade a menos de dois meses dos Jogos Olímpicos de Tóquio, que serão disputados entre 23 de julho e 8 de agosto.

Apenas a falecida atleta americana Florence Griffith-Joyner, sobre a qual pesam fortes suspeitas de doping, havia conseguido superar a jamaicana com seu recorde mundial de 10,49 segundos, estabelecido em 1988.

Após a façanha da jovem americana Sha'Carri Richardson (10,72 segundos em abril), Fraser-Pryce lembrou que ela deve ser levada em conta nas Olimpíadas de Tóquio com esse novo recorde pessoal (o anterior era de 2012, com 10,70s).

Fraser-Pryce se torna a segunda atleta de todos os tempos, à frente da americana Carmelita Jeter (10,64 segundos em 2009), que imediatamente a parabenizou.

“Sei o quanto é merecido. Você voltou depois de dar à luz um filho e mostrar ao mundo o quanto é talentosa e apaixonada. Você é oficialmente a mulher mais rápida ainda viva”, tuitou Jeter, já aposentada das pistas.

Shelly-Ann Fraser-Pryce enriquece, com este tempo, um currículo já extraordinário. Aos 35 anos, ela conquistou seis medalhas em Jogos Olímpicos, duas delas nos 100 metros, e dez medalhas mundiais, das quais quatro foram nos 100m e uma nos 200.

Apesar disso, a discreta jamaicana viveu por muito tempo sob a sombra imponente de seu compatriota Usain Bolt.

Nascida em Waterhouse, um gueto de Kingston marcado pela violência, Fraser-Pryce deu à luz seu filho Zyon em 7 de agosto de 2017, mas isso não a impediu de voltar ainda mais forte.

Como embaixadora da Unicef, ela se dedica a trabalhos de caridade, defendendo melhores condições de parto na Jamaica e melhores informações sobre amamentação.

A única mancha em sua carreira foi ter sido suspensa por seis meses por doping com oxicodona (um opioide) em 2010.

Compartilhe