2

Veja como ficará o Ginásio Mineirinho, em BH, agora gerido por consórcio

Além de seguir como complexo esportivo, Mineirinho abrigará um restaurante com vista panorâmica, um shopping e um hotel

16/08/2022 14:55 / atualizado em 16/08/2022 15:40
compartilhe
Mineirinho abrigará shopping, hotel, restaurante e área aberta de lazer
foto: Divulgação

Mineirinho abrigará shopping, hotel, restaurante e área aberta de lazer



O consórcio DMDL/Progen, vencedor da licitação para explorar o Ginásio Mineirinho por 35 anos, assinará nesta terça-feira (16) o contrato de concessão com o Governo do Estado de Minas Gerais. Nesse período, o parceiro privado será responsável pela reforma completa da estrutura, bem como sua conservação e gestão do equipamento.

Veja como ficará o complexo do Ginásio Mineirinho



Pelo acordo feito com o estado, a concessionária investirá cerca de R$ 150 milhões no empreendimento. Desse montante, R$ 41 milhões deverão ser destinados à reforma do imóvel, que vai ocorrer logo nos primeiros dois anos de contrato.

A concessionária ainda pagará, ao longo dos 35 anos, um valor sobre as receitas que forem obtidas com a gestão do Mineirinho. O contrato prevê o pagamento de outorga variável de 2% da receita bruta. Esse montante será aumentado em 1% a cada 5 anos de contrato vigente. Caso a concessionária não cumpra os indicadores de desempenho, os valores de outorga passam a ser de 4% no início do contrato, chegando a 9% ao final.

O estado continuará sendo o proprietário do Mineirinho. Apenas a gestão, manutenção e exploração serão realizadas pelo consórcio pelo prazo de 35 anos.

Além de seguir como complexo esportivo, a área do ginásio abrigará um restaurante com vista panorâmica, um shopping, um hotel e uma área de lazer aberta.



Veja a nova estrutura física do Mineirinho


  • Nível 1 - Espaço para eventos culturais + Feira do Mineirinho Área total: ~3.500 m2 
  • Nível 2 - Ginásio Poliesportivo Estudo para aumento da capacidade em 25% ( 3 mil lugares) 
  • Níveis 3 e 4 - Espaço para eventos culturais e shows Capacidade: ~23.000 pessoas Área total: 17.500 m2
  • Nível 5 - Hotel Espaço com opções de alimentação e serviços 100 quartos Área total: 6.400 m2
  • Nível 6 e 7 - Centro Comercial Espaço para 90 lojas Área total: 11 mil m2
  • Níveis 8 e 9 - Área de suporte operacional e logística
  • Anexo - Av. das Palmeiras - Espaço com opções de alimentação e serviços

Complexo da Pampulha


O Mineirinho está localizado próximo ao Conjunto Arquitetônico da Pampulha (Museu de Arte Moderna, Casa do Baile e Igreja São Francisco) e também de outro importante equipamento esportivo, o Mineirão.

Sobre o Mineirinho


O Mineirinho (Ginásio Jornalista Felipe Drummond) foi inaugurado em 1980 e é o maior ginásio coberto do Brasil. O imóvel tem área construída de 56 mil m², distribuídos em 9 níveis, e capacidade para o recebimento de aproximadamente 20 mil pessoas. Além disso, o local conta com mais de 75 mil m² de área externa.

Compartilhe