MMA Noticias

Anderson se desculpa por 'ombrada' em Sonnen e comissão descarta punição

Spider admtiu erro na pesagem oficial, na sexta-feira, e escapou de sanção

Vicente Ribeiro

Anderson e Sonnen se aproximam para a encarada e Spider acerta rival com o ombro direito

A ‘ombrada’ dada por Anderson Silva em Chael Sonnen, na pesagem oficial para o UFC 148, em Las Vegas, ainda provoca reações nos Estados Unidos. A Comissão Atlética de Nevada, que regulamenta os eventos do Ultimate na região, descartou uma eventual punição ao brasileiro, que se desculpou pelo incidente logo depois de derrotar o rival na luta principal do evento, que rolou entre a noite de sábado e a madrugada de domingo.


Motivado pelo clima de rivalidade e provocações durante a semana que antecedeu o UFC 148, Anderson Silva aproveitou a pesagem oficial, na sexta-feira passada, véspera do evento, para dar uma ‘cutucada’ no desafeto. Depois que os dois lutadores subiram na balança, o Spider foi para a tradicional encarada e acertou em cheio o queixo de Sonnen com o ombro. Os dois tiveram que ser separados pelo presidente da organização, Dana White.

Depois de bater Sonnen por nocaute técnico e manter o cinturão dos pesos-médios na décima defesa de título bem-sucedida, Anderson foi chamado para uma conversa com o presidente da Comissão Atlética de Nevada, Raymond ‘Skip’ Avansino, e o diretor-executivo da entidade, Keith Kizer. Eles cogitaram mover uma ação administrativa contra o brasileiro, que estaria sujeito à punição com a perda da licença para lutar naquele estado.

Mas ouviram do Spider as desculpas e o reconhecimento do erro cometido ao agredir o rival com o ombro. “Ele (Anderson) disse que estava chateado com o que o Sonnen disse sobre a esposa dele. Depois, ele baixou a guarda, se desculpou e disse que não deveria ter feito isso, mas que ficou com raiva de Chael por comentários sobre a esposa dele”, revelou Keith Kizer ao site MMAJunkie.

Depois da 'ombrada', Anderson e Sonnen são separados pelo presidente do UFC, Dana White

Em seguida, os integrantes da comissão foram ouvir Chael Sonnen, que preferiu não levar o caso adiante. “Eu conversei com o Sonnen e perguntei a ele qual a opinião, o nível de indignação. Mas ele foi tolerante e me disse que não pensava em pedir punição disciplinar contra o Anderson, que ele estava perdoado. Ele disse ainda que não tinha certeza se (a ‘ombrada’) foi algo premeditado. Ele foi muito gentil, muito perdoador”, relatou Kizer.

Durante a entrevista pós-UFC 148, Dana White lamentou o episódio e também o fato de não ter evitado a agressão. “Aconteceu o lance da ‘ombrada’. Eu não estou ali só para sair na fotografia. Fiquei com raiva de mim mesmo por não ter impedido. Isso é uma luta e nem sempre os atletas vão gostar um do outro. Não vamos viver sempre de um ambiente pacífico. Isso é um negócio da luta”, comentou o mandatário.