As artes marciais mistas são proibidas em Nova York desde 1997. O UFC tem lutado incessantemente para conseguir liberar a modalidade no estado. A Zuffa – empresa responsável pelo Ultimate -, moveu, inclusive, uma ação alegando que a proibição do MMA constitui uma violação dos seus direitos da Primeira Emenda.
Entretanto, essa situação pode mudar graças a intervenção do juiz Kimba Wood, da Corte Distrital dos EUA, e de um representante de estado, que descobriram uma brecha na lei. De acordo com as publicações americanas, eles poderiam beneficiar o UFC ao regulamentar o MMA em Nova York como um esporte amador.
Conceituados sites esportivos dos EUA não souberam explicar ao certo como o UFC conseguirá legalizar o evento dessa maneira, porém, os jornalistas estadunidenses apostam que em até duas semanas os fãs do esporte terão grandes novidades.