Aposentado do octógono do UFC, Nick Diaz recebeu uma oferta do presidente da organização, Dana White, para retornar aos eventos da franquia. Em Boston para acompanhar o UFC Fight Night 26, o mandatário revelou que ofereceu ao californiano um duelo contra o brasileiro Lyoto Machida, até então especulado para encarar Vitor Belfort.
Dana White disse que pensou em uma luta entre Nick e Machida no peso-médio. Com isso, os dois lutadores teriam que mudar de categoria – o norte-americano estava entre os meio-médios e teria que subir, enquanto o Dragão atuava na divisão dos meio-pesados e faria o caminho inverso, reduzindo.
“Eu conversei com Nick Diaz e ofereci uma luta contra Lyoto Machida”, relatou o dirigente em uma sessão de perguntas e respostas com os fãs em Boston, como parte da divulgação do evento deste sábado. “O Nick e o Lyoto vêm falando em mudar para os pesos-médios, e vamos ver se o Nick quer enfrentar o Machida”, acrescentou.
Lyoto Machida era especulado como provável adversário de Vitor Belfort, primeiro no UFC a ser confirmado para Goiânia, em novembro. Depois, Dana White revelou que o duelo entre os brasileiros poderia ocorrer na edição 167, comemorativa aos 20 anos da organização, em 19 do mesmo mês, em Las Vegas. Agora, surgiu a possibilidade de o Dragão encarar Nick Diaz, em confronto no peso-médio.
Nick Diaz, conhecido por polêmicas dentro e fora do octógono, como ausência em entrevistas e provocações contra os adversários – é adepto do chamado ‘trash talk’, com frases ofensivas –, deixou o octógono depois da derrota para o canadense Georges St. Pierre, na edição 158, em março deste ano. Na ocasião, o californiano foi amplamente dominado e perdeu por decisão unânime dos juízes, com o campeão mantendo o cinturão dos meio-médios.
Foi a segunda derrota consecutiva de Nick Diaz no UFC – antes ele fora batido também por decisão unânime por Carlos Condit, pelo cinturão interino dos meio-médios. Ex-campeão do extinto Strikeforce, Diaz, que é treinado pelo brasileiro Cesar Gracie na Califórnia, criou um evento próprio, o War MMA, que teve uma edição na Califórnia, em junho passado.