O Superesportes apresenta nesta segunda-feira uma novidade para os leitores que acompanham a seção MMA. A partir de agora, o portal recordará, uma vez por semana, uma luta histórica realizada nos maiores eventos de artes marciais mistas no mundo: os extintos PRIDE e WEC e o UFC, onde lutam os melhores lutadores da atualidade.
Aproveitando a semana do UFC 165 - "Jones vs Gustafsson", pelo cinturão dos meio-pesados, no próximo sábado, vamos iniciar a seção "Lutas Históricas" com o combate entre Maurício Shogun e Jon Jones, em março de 2011. Na ocasião, o norte-americano nocauteou o brasileiro no terceiro round e conquistou o título da categoria.
A luta
Em outubro de 2009, Maurício Shogun lutou contra Lyoto Machida pelo cinturão dos meio-pesados e perdeu por decisão unânime, resultado contestado por muitos. Por causa disso, os brasileiros realizaram uma revanche em maio de 2010, dessa vez vencido por Shogun, no primeiro round, que conquistou o título da categoria.
Os lutadores voltaram a ficar em pé, e o brasileiro, já desgastado, foi duramente castigado pelo rival. No segundo round, Jones voltou a dominar a luta, mostrando forte jogo de quedas e maltratando Shogun no chão.
Assim seguiu o combate até 2m37s do terceiro round, quando Jones castigou Shogun com socos e joelhadas e venceu a luta por nocaute técnico. Ele se tornou o mais jovem campeão do UFC com a vitória.
Jones já defendeu com sucesso o cinturão do UFC por cinco vezes, contra Rampage Jackson, Lyoto Machida, Rashad Evans, Vitor Belfort e Chael Sonnen. Gustafsson será o sexto da lista, que, segundo o lutador, vai ultrapassar o recorde de dez defesas de Anderson Silva.
Assista aos melhores momentos da luta entre Jon Jones e Mauricio Shogun