Para muitos, o maior lutador de MMA da história se chama Fiódor Emelianenko. A lenda russa está no 'Lutas Históricas' desta semana no Superesportes. O combate que será relembrado do 'Último Imperador' ocorreu diante de ninguém menos que Rodrigo Minotauro Nogueira, um dos grandes ícones do esporte no Brasil.
Em março de 2003, Fedor desafiou o brasileiro pelo cinturão dos pesos-pesados do extinto PRIDE. E venceu, por decisão unânime, depois de dominar a luta durante os 15 minutos.
Minotauro era conhecido pelo seu jogo de chão, já que havia finalizado 14 adversários em 19 vitórias até então na carreira. O rival havia vencido a maioria das lutas por decisão, mas sempre dominando o combate no octógono.
Mal começou o duelo e Fedor foi para cima de Minotauro, golpeando e derrubando o brasileiro. Era tudo que um dos irmãos Nogueira queria, para poder aplicar o tão famoso e temido triângulo de perna no rival.
Mas com Fedor foi diferente. Nos três rounds, as tentativas de finalização eram feitas em vão, enquanto o russo partia com tudo para o ground and pound, golpeando duramente o brasileiro no chão. Depois de três rounds, o brasileiro terminou o combate com o rosto cheio de sangue, mas cumprimentou o rival e reconheceu sua superioridade.
Fedor manteve o título até mudar de organização. Ele enfrentou Minotauro em duas outras oportunidades. Na primeira, em agosto de 2004, o russo aplicou uma cabeçada involuntária no brasileiro e a luta foi interrompida e terminou sem resultado (no contest). Depois, no último dia do mesmo ano, a lenda novamente dominou no octógono e venceu por decisão unânime.
Para muitos, foi uma frustração não ver Fedor Emelianenko no UFC. Ele foi o único dos grandes lutadores da história recente que não pisou no octógono do maior evento de MMA do mundo.
Belfort x Henderson
Na próxima semana, relembraremos o primeiro duelo entre Vitor Belfort e Dan Henderson, que se enfrentam no dia 9 de novembro, em Goiânia, pelo UFC Fight Night 32.
Na primeira luta entre os dois, que marcou o último combate do brasileiro pelo extinto PRIDE, o norte-americano acabou levando a melhor por decisão unânime. Confira o próximo 'Lutas Históricas' no Superesportes!