Shlemenko, de 30 anos, ainda foi punido com multa no valor de US$ 2,5 mil, cerca de R$ 8.162. De acordo com o diretor executivo da Comissão Atlética da Califórnia, Andy Foster, em relato ao site MMA Junkie, o russo foi suspenso por ter usado duas substâncias proibidas, mas o nome não foi revelado.
O presidente do Bellator, Scott Coker, divulgou comunicado logo depois de tomar conhecimento do doping de Shlemenko. “Estamos desapontados ao saber do resultado do exame de Shlemenko. Drogas para melhorar a performance não têm lugar neste esporte, e Bellator apoia a comissão em aplicar pesadas punições para impedir que lutadores usem substâncias proibidas”, declarou.
O russo ainda tem direito a recurso, mas o diretor da Comissão Atlética da Califórnia declarou que pretende lutar para que o atleta tenha uma punição exemplar. Shlemenko teve o cinturão nas mãos por 19 meses, entre fevereiro de 2013, quando bateu o brasileiro Maiquel Falcão por nocaute, e setembro de 2014, perdendo o título ao cair diante de Brandon Halsey (finalização com mata-leão).