MMA Noticias

UFC volta a Las Vegas com evento de 'luxo', cinturões em jogo e Belfort em busca da glória

Fenômeno tenta derrubar o invicto Weidman e fazer história na badalada edição

Vicente Ribeiro

Chris Weidman e Vitor Belfort na encarada durante a pesagem: clima de tensão e provocação para duelo

Os fãs de MMA terão um evento que promete fortes emoções neste sábado e na madrugada de domingo. O UFC 187, a partir das 19h30 (de Brasília), agita o MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas, com duas disputas de cinturão e um card recheado de estrelas. Um dos protagonistas é ninguém menos que Vitor Belfort, que reaparecerá no octógono em busca da consagração como um dos maiores campeões do Ultimate Fighting Championship. O Superesportes acompanhará, em tempo real, tudo sobre a badalada edição.




O UFC 187 terá 12 duelos, com destaque para os dois últimos da programação, com cinturões em jogo. A luta principal definirá o novo campeão meio-pesado, depois da punição imposta a Jon Jones, que perdeu o título e ainda foi suspenso por tempo indeterminado após se envolver em acidente de carro nos EUA. Com isso, a disputa ficará entre o antigo desafiante, Anthony Johnson, e o substituto de ‘Bones’, Daniel Cormier.

Entretanto, as atenções dos fãs brasileiros estarão voltadas para o coevento principal, com o retorno de um ícone do MMA: Vitor Belfort. Aos 38 anos, o Fenômeno desafiará o campeão peso médio, Chris Weidman, que ganhou fama como algoz de atletas do Brasil na organização. O ‘Leão Velho’, como gosta de ser chamado, poderá entrar para a história com o terceiro título do UFC em três categorias de peso diferentes.

Aos 19 anos, Belfort foi campeão do torneio dos pesos pesados, em 1997, nos primórdios do UFC. Em 2004, conquistou o cinturão meio-pesado ao bater a ‘lenda’ Randy Couture. Agora, caso derrote Weidman em Las Vegas e se transforme no número um dos médios, o Fenômeno terá a chance de ganhar título em três divisões de peso distintas, superando as marcas do próprio Couture e de BJ Penn na organização, vencedores em duas categorias.

Além disso, Belfort corre atrás de uma vitória pessoal: mostrar que superou os traumas provocados pelo fim da permissão ao uso do tratamento de reposição de testosterona, o chamado TRT. Alvo de críticas por ter utilizado a terapia, principalmente por exibir shape musculoso ao longo dos últimos anos, o Fenômeno está mais ‘fino’, mas garantiu estar no auge da forma. “Eu vou atrás do título e não tenho desculpa para dar, sinto que estou na melhor forma de minha vida, nunca me senti tão bem”, destacou.



Entretanto, Vitor Belfort terá um adversário que promete ser indigesto. Weidman, oito anos mais novo, é considerado carrasco de brasileiros e foi o único a tirar o cinturão de Anderson Silva no UFC. Além de vencer o Spider duas vezes, ele bateu outros lutadores nascidos no Brasil como Demian Maia e Lyoto Machida (esse último na segunda defesa de título no UFC 175). O norte-americano encara a fama com bom humor, mas garantiu que o Fenômeno não será o primeiro ‘brazuca’ a derrubá-lo. “Estou pronto para dominar Vitor e mostrar que nenhum lutador da divisão tem chance contra mim”, avisou o número um, invicto nos 12 combates como profissional no MMA.

Sapo no octógono

No card preliminar do UFC 187, Minas Gerais será representado por Rafael Sapo. O lutador nascido no Barreiro, em BH, terá um grande desafio, em busca da terceira vitória seguida no peso médio, igualando sequência alcançada em 2013. O mineiro encara o jamaicano-americano Uriah Hall, chamado de ‘Homem-Ambulância’ depois do bom rendimento no TUF 17. O Primetime, como também é chamado, começou de forma irregular na organização, mas se recuperou e venceu as três últimas lutas.



UFC 187

neste sábado
A partir das 19h30 (de Brasília)
MGM Grand Garden, em Las Vegas, Estados Unidos
Acompanhe a cobertura em tempo real do Superesportes

Card principal
Daniel Cormier x Anthony Johnson - pelo cinturão vago dos meio-pesados
Chris Weidman x Vitor Belfort - pelo cinturão do peso médio
Donald Cerrone x John Makdessi
Travis Browne x Andrei Arlovski
Joseph Benavidez x John Moraga

Card preliminar
John Dodson x Zach Makovsky
Dong Hyun Kim x Josh Burkman
Uriah Hall x Rafael Sapo
Rose Namajunas x Nina Ansaroff
Mike Pyle x Colby Covington
Islam Makhachev x Leo Kuntz
Josh Sampo x Justin Scoggins