MMA Noticias

Minotauro anuncia aposentadoria e atuará no desenvolvimento de jovens atletas no UFC

Big Nog se despede do octógono para contribuir na formação de lutadores

Redação

Giovani Decker, presidente do UFC no Brasil, ao lado de Rodrigo Minotauro: despedida da 'lenda' brasileira
Esta terça-feira, 1º de setembro, marcou o desfecho da carreira de uma das ‘lendas’ do MMA. Aos 39 anos, Rodrigo Minotauro anunciou oficialmente a aposentadoria, em entrevista coletiva no Rio de Janeiro. O Big Nog atuará como Embaixador de Relacionamento com Atletas do UFC, e esteve acompanhado do presidente e diretor geral do Ultimate Fighting Championship no Brasil, Giovani Decker.


Campeão interino dos pesos pesados do UFC, em 2008, Minotauro marcou época primeiro no PRIDE, no Japão, pelo qual ganhou o cinturão linear e o interino da mesma categoria em 2001, e teve grandes duelos contra Bob Sapp, Mirko Cro Cop e Fedor Emelianenko. Ele deixou o MMA com cartel de 34 vitórias, dez derrotas e um empate. E é apontado como um dos principais nomes do jiu-jitsu entre os pesados, tanto que conquistou 22 triunfos por finalização.

Minotauro aceitou o convite do UFC e vai trabalhar com jovens atletas em várias regiões do Brasil, como a ligação da organização entre lutadores, patrocinadores, mídia e órgãos governamentais. No novo cargo, o Big Nog atuará como um mentor no desenvolvimento de revelações do MMA nacional, que poderão chegar ao Ultimate Fighting Championship no futuro.

“Para mim é um grande prazer e uma honra continuar meus laços com o UFC. Sempre tive a paixão de acompanhar o desenvolvimento de novos atletas e é isso que desejo continuar fazendo. Quero ajudar a disseminar o MMA por todo o mundo e dar minha contribuição para o surgimento e desenvolvimento de jovens talentos. Agradeço a confiança que Dana White e que Lorenzo e Frank Fertitta estão depositando em mim, e creio que com muito trabalho vamos alcançar grandes resultados juntos. Eu sei que posso, e vou, contribuir muito para o crescimento do nosso esporte fora do Octógono”, declarou a ‘lenda’.

Por meio de comunicado no UFC, Dana White ressaltou a carreira de Minotauro e destacou o fato de o ícone do MMA nacional continuar trabalhando na companhia. “Minotauro é uma lenda no MMA. Ele é respeitado por lutadores e fãs por todo o mundo. Tem sido uma honra assisti-lo competir e estou feliz pela sua aposentadoria. Ele será um trunfo enorme para o UFC, atletas e para o esporte como Embaixador. Mal posso esperar para trabalhar com ele nesse novo capítulo de sua vida”, festejou o dirigente.

Além de lutador, Minotauro se transformou em empresário de sucesso. Ao lado do irmão gêmeo, Rogério Minotouro, ele fundou o Instituto Irmãos Nogueira, entidade voltada para crianças carentes usando o MMA como inclusão social. E ainda montou uma rede de academias, a Team Nogueira, que conta com 33 filiais, incluindo unidade em Dubai, nos Emirados Árabes. Em três anos, a franquia alcançou a marca de dez mil alunos.