Superesportes

UFC

Nocauteado por Whittaker, Jacaré cai no ranking e fica distante de cinturão do UFC

Algoz de Jaca tem ascensão nos médios; brasileiros sobem em outras divisões

José Cândido Junior
Ronaldo Jacaré perde posições no ranking com revés e vê ascensão do algoz Robert Whittaker - Foto: Getty Images
A derrota por nocaute contra Robert Whittaker, no UFC em Kansas, no fim de semana passado, resultou na queda de Ronaldo Jacaré no ranking oficial do peso médio. Distante da chance de disputar o cinturão após o resultado negativo, o brasileiro caiu do terceiro para o quinto lugar da lista dos 15 melhores lutadores da categoria.   
Já Robert Whittaker teve ascensão com a expressiva vitória sobre Jacaré, a sétima seguida no UFC. O neozelandês passou da sexta para a terceira colocação do ranking e ficou abaixo Luke Rockhold e Yoel Romero. Com as mudanças, o ex-campeão Chris Weidman caiu para a sexta posição na lista da divisão até 84kg.

Apesar da derrocada de Jacaré, outros brasileiros que competiram no evento em Kansas subiram no ranking do UFC. No peso pena, Renato ‘Moicano’ Carneiro apareceu na 11ª colocação depois da vitória sobre Jeremy Stephens, por decisão dividida. Este foi o terceiro triunfo do brasiliense em mesmo número de apresentações no octógono da organização.

Já no peso galo feminino, Ketlen Vieira chegou ao 14º lugar com a vitória sobre Ashlee Evans-Smith, por decisão unânime. A manauara disputou a segunda luta no Ultimate e manteve 100% de aproveitamento – ela bateu Kelly Faszholz, também por pontos, na estreia.

O ranking peso por peso não houve alteração, com Demetrious Johnson na liderança. O ‘Mighty Mouse’ defendeu o cinturão do peso mosca pela décima vez, com finalização sobre Wilson Reis e igualou o recorde de Anderson Silva, segue à frente do campeão dos leves, Conor McGregor. Campeões dos pesos meio-pesado, pena e galo, respectivamente, Daniel Cormier, José Aldo e Cody Garbrandt fecham o Top 5 dos melhores lutadores do Ultimate.

- Foto: Reprodução/UFC