Superesportes

UFC

Rogério Minotouro é flagrado em exame antidoping e está fora de luta no UFC Canadá

Veterano informou caso de doping, mas prometeu provar inocência à USADA

Redação
Rogério Minotouro cai em exame antidoping, mas descarta uso de diurético para perda de peso - Foto: Alexandre Loureiro/Inovafoto

O brasileiro Rogério ‘Minotouro’ Nogueira foi mais um lutador do Ultimate Fighting Championship flagrado em exame antidoping da USADA. O próprio lutador veterano revelou que caiu no teste por uso de diurético e foi cortado da luta contra Jared Cannonier, no UFC on Fox 26, em 16 de dezembro, em Winnipeg, no Canadá. Minotouro, no entanto, garantiu que não usou qualquer substância proibida e mostrou confiança no esclarecimento do caso.
 
“Hoje (quinta-feira) fui surpreendido pela USADA. Apareceu uma substância diurética em meus exames. Estou aqui para tentar esclarecer, pois ainda não temos todas as explicações, mas, a partir de agora, vamos investigar a fundo esta situação. Venho dizer a todos vocês que estou confiante na minha inocência e vamos descobrir de fato o que aconteceu e me defender na hora oportuna. Eu sempre joguei nas regras, sou um lutador veterano e estou no esporte há muito tempo. Eu quero sempre dar exemplo para os mais novos que se espelham na carreira que eu construí e jamais iria me envolver com algo ilícito para melhorar a minha performance ou ganhar alguma vantagem.
Nunca precisei tomar diurético. Todos que me acompanham, principalmente os meus treinadores, sabem que nunca tive dificuldades alguma para perder peso, e essa é a função do diurético. Assim que o UFC marca a minha luta, inicio um processo de dieta e treinos para, justamente, ao final do camp não sofrer com a queda de peso. È muito difícil passar por isso. Sempre fui honesto. Infelizmente a minha luta foi cancelada. Fiquei muito triste com isso tudo, mas espero assim que possível esclarecer esse mal entendido e dar luta espetacular a todos vocês. Obrigado a todos vocês pelo apoio e respeito comigo”, publicou no Instagram o líder da equipe Team Nogueira, ao lado do irmão Rodrigo Minotauro.

Aos 41 anos, Minotouro é o 11º colocado no ranking da categoria meio-pesado do UFC.  O baiano vem de derrota para Ryan Bader, por nocaute técnico, em novembro do ano passado, em São Paulo. Nos últimos cinco combates no Ultimate, ele conseguiu apenas duas vitórias. Em 16 anos de carreira no MMA, o veterano tem 22 triunfos em 28 combates. Em 2007, Minotouro chegou a disputar os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, no boxe.

.