Superesportes

MMA FEMININO

Demitida, lutadora alega que UFC descumpriu leis trabalhistas dos EUA

Leslie Smith acusa franquia de retaliação por defender direitos de atletas

Redação
Leslie Smith enfrentou Cris Cyborg na Arena da Baixada e acabou nocauteada: demissão polêmica no UFC - Foto: Reprodução/UFC
Leslie Smith estava escalada para enfrentar Aspen Ladd no UFC Fight Night 128, sábado passado, em Atlantic City. Entretanto, a adversária ficou acima do limite permitido do peso galo (61kg) e a luta não ocorreu. Smith tentou negociar confronto no peso casado para o evento, vislumbrando uma renovação contratual, mas acabou demitida. Em desabafo, a norte-americana acusou a organização de não cumprir o que determina as leis trabalhistas nos EUA. 

Leslie Smith é presidente da Project Sperhead, entidade que busca regulamentar a relação empregatícia dos lutadores com o UFC. Ela considera que a demissão foi uma espécie de retaliação da organização por lutar pelos direitos dos atletas. A norte-americana revelou ao programa The MMA Hour que receberia a bolsa integral e o bônus pela vitória, mesmo com o cancelamento do confronto em Atlantic City. “O que o UFC fez foi ilegal. Eles criaram uma situação que incentiva o sentimento de medo para quem quer lutar pelos direitos no UFC”, alegou.

“Ao criar um clima de medo, eles infringem as leis.
Esse é o objetivo do Conselho Nacional de Relações Trabalhistas e das leis que estão nele. Estou surpresa, acho que isso mostra como eles se sentem com as minhas atividades organizando os lutadores”, assegurou a lutadora, que explicou por que tentou renegociar o duelo para peso casado. 

“Sinto que seu lutasse, abriria mão de tudo o que defendo. Por isso eu não consegui aceitar a luta depois que eles me ofereceram US$ 62 mil (aproximadamente R$ 215 mil), porque eu lutaria de graça. E é isso que estou indo contra esse tempo todo. Não deveríamos agir por orgulho. Precisamos nos enxergar como negócio e lutar pela alta quantia que merecemos. Se eles cortam meu contrato assim, para que eu saia de cena, mostra que o Project Sperhead é significante”, ressaltou. 

Leslie Smith, de 35 anos, enfrentou a brasileira Cris Cyborg no UFC 198, em Curitiba, em confronto no peso casado de 63,5kg, e acabou nocauteada no primeiro assalto. Em sete duelos no octógono da organização, ela tem quatro vitórias e três derrotas. A norte-americana vinha de triunfos seguidos, diante de Irene Aldana (decisão unânime) e Amanda Lemos (nocaute técnico).

.