Superesportes

UFC

Lyoto aposentou duas lendas do UFC usando a mesma arma: o chute frontal

Antes de Belfort, Dragão nocauteou Randy Couture com high kick, em 2011

Vicente Ribeiro
Lyoto Machida acerta em cheio o queixo de Vitor Belfort com um chute alto: mais uma vítima do karateca - Foto: Mauro Pimentel/AFP
Karateca de formação, Lyoto Machida sempre se destacou como um lutador de contra-ataque, com golpes imprevisíveis, principalmente nos auge da carreira, quando conquistou o cinturão dos meio-pesados do UFC. Mas uma arma usada pelo Dragão, mesmo conhecida por todos, sempre foi difícil de ser defendida pelos adversários: o chute frontal. 

Lyoto Machida usou esse artifício duas vezes contra ‘lendas’ do MMA. Em ambos os casos, o Dragão aposentou os adversários com o chute frontal alto, o chamado ‘high kick’. No UFC 129, em Toronto, no Canadá, em abril de 2011, o karateca enfrentou Randy Couture, ex-campeão dos pesados e dos meio-pesados, que disputava a última luta da carreira. O duelo foi decidido a 1min05 do segundo round, quando o brasileiro acertou um lindo chute frontal no queixo do ‘Capitão América’. Um nocaute espetacular que levantou o público no Rogers Centre, que recebeu 55.724 pessoas, recorde na organizção.


Sete anos depois, quis o destino que Lyoto aplicasse o mesmo golpe em um oponente que também encerrava a trajetória no octógono. E quem experimentou o ‘veneno’ do Dragão foi Vitor Belfort, atingido por um chute frontal no queixo, a 1min do segundo round, no UFC 224, sábado passado, no Rio de Janeiro. Foi o fim da linha para o Fenômeno, outra vítima da arma do karateca.
Com a vitória e a exibição fantásticas, Machida foi contemplado com bônus de US$ 50 mil (cerca de R$ 170 mil), pela ‘performance da noite’.

 

No caso de Belfort, ele provou do mesmo golpe duas vezes. Antes da queda contra Lyoto Machida, o Fenômeno fora nocauteado com chute semelhante desferido por Anderson Silva, em duelo pelo cinturão peso médio no UFC 126, em fevereiro de 2011, em Las Vegas. Na ocasião, o Spider conectou o high kick que passou pela guarda do carioca, finalizando a luta com mais socos com o adversário já entregue no octógono. 

Há sete anos, em 2011, no UFC 126, Belfort foi atingido pelo Spider com chute frontal em cena marcante - Foto: Reprodução

.