MMA
None

UFC

Werdum é flagrado em exame antidoping e suspenso preventivamente

Vai Cavalo falhou em teste fora do período de competição, em abril

postado em 22/05/2018 19:28 / atualizado em 23/05/2018 14:02

Rey Del Rio/AFP
Fabricio Werdum estava escalado para um confronto de grappling com Alexey Oleynik, na luta principal do primeiro UFC na Rússia, no dia 15 de setembro, em Moscou, pela divisão dos pesos pesados. Entretanto, o ex-campeão foi flagrado em exame antidoping realizado fora do período de competição e, suspenso preventivamente, não tem participação assegurada no evento.

O UFC soltou uma nota oficial comunicando que foi notificado pela Agência Antidoping dos EUA, a USADA, de que o Vai Cavalo falhou em exame fora do período de combate, realizado no dia 25 de abril passado. Ainda não há uma informação sobre o duelo contra Alexey Oleynik, mas tudo indica que será retirado do card do evento em Moscou. 

Como de praxe, a organização não deu muitos detalhes sobre as substâncias encontradas na amostra do brasileiro. O UFC afirmou que o caso será averiguado e investigado para que o lutador tenha chance de se defender no processo antes de sofrer qualquer tipo de punição.

Werdum, de 40 anos, conquistou o cinturão interino, contra Mark Hunt, em novembro de 2014, e o unificou diante do então campeão Cain Velasquez, em 2015, ambos no México. O gaúcho perdeu o título ao ser nocauteado por Stipe Miocic, na Arena da Baixada, em Curitiba, em 2016, e desde então vive fase de altos e baixos no octógono. Ele bateu Travis Browne, Walt Harris e Marcin Tybura e caiu frente a Alistair Overeem e Alexander Volkov.

Veja o comunicado oficial do UFC

“O UFC foi notificado que a Agência Antidoping dos EUA (USADA) foi informada de uma possível violação da politica antidoping por Fabricio Werdum, em um exame fora do período de competição coletado no dia 25 de abril de 2018. A USADA, administrador independente da política antidoping do UFC, cuidará do gerenciamento dos resultados e concessões apropriadas deste caso, envolvendo Werdum. De acordo com a política antidoping do UFC, existe um processo legal completo e justo que é oferecido para todos os atletas antes que quaisquer sanções sejam impostas. Informações adicionais serão fornecidas no tempo apropriado no decorrer do processo”.

Posicionamento de Werdum

Em postagem nas redes sociais, Fabricio Werdum comentou o episódio de doping e prometeu escalar a situação com a USADA. "Fui pego de surpresa com a notícia de que um dos exames colhidos pela USADA em abril deu positivo para uma substância proibida. Me coloquei à disposição da USADA e do UFC e estou trabalhando com a minha equipe para entender o que aconteceu. Eu sempre fui muito cuidadoso com tudo o que eu tomo e sempre apoiei o esporte limpo. Vocês podem ter certeza de que vamos esclarecer esse mal entendido e espero em breve poder voltar a fazer o que eu amo, que é lutar".



Tags: Fabricio Werdum Vai Cavalo ufc doping usada antidoping werduim