MMA
None

UFC

Ex-campeão de duas divisões no UFC, Georges St-Pierre se aposenta do MMA

GSP encerra carreira aos 37 anos: 'Muita disciplina para me aposentar no topo'

postado em 21/02/2019 16:54 / atualizado em 21/02/2019 17:19

<i>(Foto: Reprodução/UFC)</i>

Ex-campeão dos pesos meio-médio e médio do Ultimate Fighting Championship, Georges St-Pierre anunciou aposentadoria das artes marciais mistas. Esta é a segunda vez que o canadense deixa o MMA. Agora, definitivamente. É o que garantiu GSP em entrevista coletiva nesta quinta-feira, em Montreal, no Canadá. 

"Não é uma surpresa, mas anuncio a minha aposentadoria. Isso não é triste. Estou muito feliz. Custou muita disciplina para me aposentar no topo. Foi um processo na minha cabeça, mas é a hora. Sempre disse que queria me aposentar por decisão minha, e não ser aposentado. É como deve ser, no topo”, declarou o agora ex-lutador, de 37 anos. 

Um dos campeões mais dominantes da história do UFC, St-Pierre destacou a forma como decidiu encerrar a carreira: em alto nível técnico e saudável. Ele agradeceu até mesmo os adversários que enfrentou ao longo da carreira, ressaltou o legado no MMA e vislumbrou o surgimento de novas estrelas.  

“É preciso muita disciplina para se tornar e se manter campeão. É preciso, também, muita disciplina para parar quando você ainda se sente na melhor forma física e mental da sua vida. Eu sempre planejei deixar o esporte no topo e em boa situação de saúde. Agradeço a minha família, meus treinadores, parceiros de treinos, patrocinadores e empresários pelo apoio durante todos estes anos. Sempre serei grato pelo trabalho de Lorenzo e Frank Fertitta (antigos donos do UFC), de Dana White (presidente da organização) e de todos os funcionários do UFC por me darem a oportunidade de mostrar minhas habilidades ao mundo, do UFC 46 ao UFC 217. Eu também gostaria de agradecer a cada um dos meus adversários. Todos são atletas incríveis que trouxeram o melhor de mim. Eu me aposento das competições com grande orgulho de ter um  impacto positivo. Eu pretendo continuar treinando e sendo um praticante de artes marciais enquanto estiver vivo. Estou ansioso para assistir à nova geração de campeões carregar nosso esporte para o futuro”, exaltou. 

Georges St-Pierre é o maior campeão da história da divisão dos meio-médios, com nove defesas de cinturão bem-sucedidas em sequência. O canadense teve dois reinados na categoria até 77kg, sendo o primeiro de forma mais breve – conquistou o cinturão vencendo a revanche contra Matt Hughes no UFC 65, em novembro de 2006, por nocaute técnico, mas perdeu o título para Matt Serra, no UFC 68, em abril do ano seguinte, derrotado por TKO. 

GSP voltou a ser campeão dos meio-médios em abril de 2008, tomando o cinturão das mãos de Matt Serra na revanche trilogia, por nocaute técnico. A partir daí, foram nove defesas de título seguidas: Jon Fitch, BJ Penn, Thiago Alves, Dan Hardy, Josh Koscheck, Jake Shields, Carlos Condit, Nick Diaz e Johny Hendricks. 

Em novembro de 2013, St-Pierre abdicou do cinturão dos meio-médios após a vitória sobre Johny Hendricks, por decisão dividida, no UFC 167, e anunciou hiato na carreira. O retorno ao octógono ocorreu somente em novembro de 2017, com GSP subindo de categoria para desafiar Michael Bisping pelo título do peso médio, no UFC 217. O canadense venceu o duelo contra o inglês por finalização e faturou o título, fazendo história ao entrar em seleta lista do Ultimate de lutadores campeões em duas categorias diferentes – BJ Penn, Randy Couture, Conor McGregor, Daniel Cormier e Amanda Nunes são os outros nomes. 

St-Pierre ficou no posto de campeão do peso médio por apenas um mês. UFC anunciou a destituição do canadense, que alegou necessidade de tratar de ulcera no intestino na ocasião. 

Natural de Quebec, Georges St-Pierre se aposenta com cartel de 26 vitórias e apenas duas derrotas. Do total de combates, 23 foram realizados no UFC. Os reveses, ainda como lutador inexperiente, foram revertidos posteriormente em triunfos sobre os algozes Matt Serra e Matt Hughes (este, duas vezes). Durante os melhores anos no Ultimate, o ‘Rush’ esteve ligado a especulações de superluta contra Anderson Silva, então campeão dominante da divisão dos médios. Atuais astros da organização, Conor McGregor e Khabib Nurmagomedov também foram apontados como possíveis adversários para o canadense.  Os duelos não aconteceram, apesar do desejo dos fãs. 





Tags: georges st-pierre aposentadoria gsp ufc