MMA
None

UFC

Sem Jon Jones, Reyes e Blachowicz lutam por protagonismo nos meio-pesados do UFC

Americano e polonês se enfrentam na Ilha da Luta pelo cinturão vago

postado em 24/09/2020 20:04

(Foto: Reprodução/UFC)

A luta coprincipal do UFC 253, neste sábado, na Ilha da Luta, em Abu Dhabi, definirá o novo campeão dos meio-pesados do Ultimate Fighting Championship. Com a saída de Jon Jones, que abdicou do cinturão para subir à divisão dos pesados (120kg), o posto de novo protagonista da categoria até 93kg sairá do combate entre Dominick Reyes e Jan Blachowicz. 

Dominick Reyes, de 30 anos, foi o último desafiante de Jon Jones nos meio-pesados. Os dois se enfrentaram no UFC 247, em fevereiro passado, em Houston, e Bones venceu por decisão unânime dos juízes, depois de cinco rounds muito disputados. O resultado foi contestado por muitos especialistas, que viram triunfo do 'Devastador', que acabou sofrendo primeiro revés na carreira, depois de ganhar 12 vezes seguidas no MMA - seis no Ultimate.

Nascido em Cieszyn, na Polônia, Blachowicz, 37 anos, terá a chance de fazer história em sua primeira defesa de cinturão. Ele vem de três vitórias consecutivas no UFC e tem vasto cartel na organização, com destaque para o triunfo diante do ex-campeão Luke Rockhold, por nocaute, em julho de 2019. O polonês tem 14 participações no Ultimate, ganhou nove e perdeu cinco. Contra brasileiros, o 'Príncipe de Cieszun foi batido por Thiago Marreta (nocaute técnico) e bateu Ronaldo Jacaré (decisão dividida).



Apontado como favorito, até pelo desempenho elogiado contra Jon Jones, Dominick Reyes, que pretendia ter a revanche contra o agora ex-campeão, admitiu que enfrentar outro adversário significará sensação diferente, até pelo fato de o polonês não ter a mesma badalação de Bones. "Parece mais fácil. A sensação no geral é que é apenas uma luta, em vez de lutar contra o 'melhor de todos os tempos', frisou.

"Lutei pelo título da última vez, não será a primeira. Sou um veterano, sei o que esperar, sei como devo me preparar, sei o que fazer, sei quando devo esquentar, permanecer calmo. Não é sobre o adversário, é sua abordagem", afirmou Reyes na coletiva promovida pelo UFC na Praia de Yas, na Ilha da Luta. "Ele é o número 3 (no ranking da divisão) e mereceu essa posição. O número 2 (Thiago Marreta) está afastado há um ano e teve duas cirurgias nos joelhos em todos os ligamentos. Então ele é o próximo, é o número 3, e será a luta dos sonhos, pelo cinturão", acrescentou o líder na lista dos 15 melhores meio-pesados.

Polonês azarão


A exemplo de Dominick Reyes, Jan Blachowicz admitiu que o desejo era enfrentar Jon Jones na luta pelo cinturão. Mesmo assim, o polonês destacou a qualidade do adversário pelo título vago. "Quando me falaram que eu teria uma chance pelo título, eu fiquei feliz. Talvez tenha ficado um pouco desapontado por não ser contra Jon Jones, mas tudo bem. É o cinturão, Dominick também é um grande lutador, quase venceu Jon Jones em uma luta bem apertada. Posso pegar Jones mais tarde, mas agora estou focado em Dominick", avisou.

Blachowicz disse não se importar com o rótulo de 'zebra' no duelo contra o norte-americano. "Sempre sou o azarão, mas não me importo. Quando você pisa no octógono é sempre 50% de chances para cada um. Estou pronto para tudo: para nocauteá-lo, para finalizar e para lutar 25 minutos. Acho que as pessoas vão falar muito disso depois", comentou.

UFC 253


Sábado, 26 de setembro
Ilha da Luta, Abu Dhabi, Emirados Árabes
Transmissão: Canal Combate

Card principal

Israel Adesanya x Paulo Borrachinha - cinturão peso médio
Dominick Reyes x Jan Blachowicz - cinturão meio-pesado
Kai Kara-France x Brandon Royval
Ketlen Vieira x Sijara Eubanks
Hakeem  Dawodu x Zubaira Tukhugov

Card preliminar

Brad Riddell x Alex da Silva
Diego Sanchez x Jake Matthews
Shane Young x L'udovit Klein
William Knight x Aleksa Camur
Juan Espino x Jeff Hughes
Khadis Ibragimov x Danilo Marques

Tags: cinturão meio-pesados UFC jon jones Jan Blachowicz Dominick Reyes UFC 253