Superesportes

RIO 2016

Após suspeitas, União Ciclística ampliará caça a 'doping mecânico' na Olimpíada do Rio

Atletas do esporte seguem envoltos em suspeitas de consumo de substâncias ilícitas

Agência Estado
Femke Van den Driessche (foto) foi acusada de inaugurar 'doping mecânico' no ciclismo - Foto: YORICK JANSENS
O ciclismo, especialmente de estrada, segue envolto em suspeitas de dopingSe ainda não conseguiu livrar-se dos recorrentes casos de atletas consumindo substâncias proibidas, a modalidade agora tem que lidar com o ruído cada vez mais alto a respeito do uso de motores escondidos dentro das bicicletas.

O burburinho não é novoEm 2010, o suíço Fabian Cancellara, campeão mundial e olímpico, foi bombardeado de críticas por supostamente sua bicicleta conter um motor escondido durante uma prova clássica - de um diaVídeos circularam na internet com essa teoria, mas o chamado "doping mecânico" nunca foi comprovadoEle sempre negou as acusações.

No mundo do ciclismo, entretanto, a existência desse tipo de trapaça é fato conhecidoA partir deste ano, a União Ciclística Internacional (UCI) finalmente começou uma caça contra o doping tecnológico, utilizando uma filmagem computadorizada que é capaz de fazer uma leitura da bicicleta em radiografia.

De acordo com Mark Barfield, coordenador técnico da UCI, até o fim do ano 12.000 testes serão realizados em bicicletas, incluindo os Jogos Olímpicos do Rio e a Volta da FrançaA ideia é testar também as bikes que são substituídas pelos ciclistas durante o percurso de uma etapa e que ficam nos ônibus das equipes"Isso é algo em que estamos de olho, assim como testar as bicicletas antes e depois das etapas", disse ele nesta terça-feira.

O primeiro caso de doping tecnológico comprovado aconteceu durante o Mundial de Ciclo-Cross, uma espécie de futsal jogado sobre bicicletas, modalidade oficial da UCIUm belga foi flagrado exatamente na primeira competição com esse tipo de teste e recebeu seis anos de suspensão.

"Isso é algo que consideramos uma séria trapaça no nosso esporte e estamos agindo contra isso", disse o presidente da UCI, Brian Cookson"Queremos demonstrar que investimos firmemente nas pesquisas contra issoExiste uma mensagem clara para os trapaceiros: 'se você está pensando usar esse método, não o faça
Nós vamos te pegar!"