Seleção
None

JOGOS OLÍMPICOS DE TÓQUIO

'Superei com futebol', diz Jucinara em estreia na seleção após doença grave

Em 2015, lateral de 27 anos foi acometida por uma trombose, que ocasiou uma embolia pulmonar

postado em 28/07/2021 15:46

(Foto: Sam Robles/CBF)

A confirmação para a ida às quartas de final na Olimpíada de Tóquio teve um gosto especial para a Seleção Brasileira feminina de futebol e, sobretudo, para uma jogadora em específico: Jucinara.
A lateral de 27 anos fez sua estreia com a "amarelinha" em jogos oficiais justamente na competição em que almejava alcançar o feito. O primeiro jogo pela seleção vem acompanhado de uma bagagem tortuosa, um peso que quase fez a atleta abandonar o futebol.

Em 2015, cerca de um ano antes de ter a possibilidade da convocação para a Rio-2016, foi acometida por uma trombose, que ocasiou uma embolia pulmonar. A doença grave fez Jucinara parar de jogar por cerca de um ano, contando os meses internada e a recuperação. Na época, houve a consideração de deixar as quatro linhas.

"Tivemos que esperar muito tempo para saber se eu poderia voltar a jogar futebol ou não. No final do ano, me perguntaram: 'onde você se vê daqui a cinco anos?'. Respondi: 'na Olimpíada de Tóquio', relembrou a lateral da seleção. "Além da realização de um sonho, é a realização de algo que superei com o futebol. Não tenho palavras para explicar".

A gaúcha de Porto Alegre não cedeu às pressões física e psicológica da doença e deu a volta por cima. Pelo Corinthians, foi campeã da Copa do Brasil em 2016 e, um ano depois, foi para a Espanha. Lá, passou por Atlético de Madrid, Valência e Levante, onde joga atualmente.

Jucinara se mostrou nervosa com a estreia pela seleção, momentos antes de Pia Sundhage sacar a lateral do banco para entrar na partida contra a Zâmbia. "Tivemos uma vitória importante, seguimos o planejamento que a Pia nos pediu e eu estou muito feliz. Antes de o jogo começar, eu estava bem nervosa, mas logo fui ficando mais tranquila", disse a lateral.

A seleção joga pela Olimpíada de Tóquio contra o Canadá, valendo vaga para as semifinais do torneio, na próxima sexta-feira, às 5h (horário de Brasília).

Tags: selefut toquio2020 futfeminino