Seleção
None

SPORT

Com BID liberado, Sport vive expectativa de registrar jogadores, mas Guto adota cautela

Leão tem até 19h desta sexta para inscrever atletas visando estreia da Copa do Nordeste; trâmite na CBF não é imediato e envolve variáveis de caso a caso

postado em 23/01/2020 09:30 / atualizado em 23/01/2020 11:22

(Foto: Anderson Stevens/Sport Club do Recife)
Deste a última terça-feira livre da punição na Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD) que impedia o Sport de registrar jogadores, o clube segue na expectativa de inscrever as pendências no Boletim Informativo Diário (BID) para enfrentar o CSA, neste sábado, às 16h, no estádio Rei Pelé, na estreia da Copa do Nordeste. Dentre renovações, reforços e ampliações de vínculos, a equipe rubro-negra tem 17 atletas pendentes. Ainda sem nenhuma regularização na quarta-feira, o técnico Guto Ferreira adotou tom cauteloso ao falar as peças que pode voltar a ter à disposição. 

“Vamos aguardar. Se houver a certeza de que alguns vão entrar no BID sexta-feira, a gente carrega (leva para Maceió) para que tenhamos uma equipe forte e um banco forte. Basicamente é isso”, limitou-se a falar. 

O Leão tem que registrar jogadores até o último dia útil antes do jogo, ou seja, até as 19h desta sexta-feira. Mas, vale lembrar, a burocravia não é tão imediato assim, muito menos pode-se fazer um prognóstico preciso. O processo é o seguinte: ocorrido o acordo, a CNRD é informada. Em seguida, de maneira oficial, a CNRD comunica à Diretoria de Registro, Transferência e Licenciamento da CBF. Desta forma, por fim, o desbloqueio no BID é feito. Não há um tempo preciso para a realização deste curso, uma vez que envolvem variáveis de uma situação para outra.

Quanto aos jogadores, cada caso também tem sua variável. Atletas que renovaram o contrato e não tinham vínculo com outro clube, como o caso de Raul Prata e Marcão, por exemplo, são os casos mais rápidos, uma vez que a documentação já estava toda no clube - diferentemente de Rafael Thyere, Yan e João Igor, que, após o contrato do ano passado, retornaram aos seus times de origens e precisam refazer todo o trâmite.

Em seguida, vêm os reforços que estavam sem vínculo a nenhuma equipe - seguindo a mesma lógica da documentação explicada no caso dos atletas. Depois, as contratações vinculadas a clubes e, por fim, os atletas ligados a clubes do exterior - transações internacionais envolvem ainda mais variáveis -, como é o caso de Lucas Mugni e Leandro Barcia.

PENDÊNCIAS

- Renovações sem vínculo a outro clube: Raul Prata, Luan e Hernane;
- Renovações com vínculo a outro clube: Rafael Thyere, João Igor (compra ao Santos) e Yan;
- Reforços sem vínculo a outro clube: Carlos Eduardo, Jean Patrick, Mugni* e Diego Noronha;
- Reforços com vínculo a outro a clube: Maxwell, Leandro Barcia*, Marquinhos e Ewandro.
*Atleta vinculado a clube de fora do país