Seleção
None

CORONAVÍRUS

Clubes decidem por suspensão da Copa do Nordeste por conta do coronavírus

Com isso, última rodada da primeira fase, marcada inicialmente para sábado, segue sem data para ocorrer

postado em 16/03/2020 20:46 / atualizado em 16/03/2020 21:34

(Foto: CBF/Divulgação)
Assim como diversas competições disputadas no futebol nacional, como a Copa do Brasil e vários estaduais, entre eles o Campeonato Pernambucano, a Copa do Nordeste também será suspensa por tempo indeterminado por conta da pandemia do coronavírus. A decisão foi tomada na noite desta segunda-feira, após uma conferência pela internet com vários dirigentes de clubes e da Liga do Nordeste. 

Desta forma, a última rodada da primeira fase da competição, que seria toda disputada no próximo sábado, não tem data para ocorrer. A CBF será notificada nesta terça-feira da decisão dos clubes e oficializar a paralisação do Regional.

Em entrevista ao Diario de Pernambuco, o presidente da Liga do Nordeste, Eduardo Rocha, informou que nem todos os clubes foram favoráveis a suspensão de imediato da competição. Alguns queriam ao menos encerrar a primeira fase, com jogos de portões fechados. 

Mas como em alguns estados há restrições até mesmo para essa situação, e como pelo fato de ser a última rodada obrigatoriamente todos os jogos terem que ser realizados no mesmo momento, a paralisação se tornou necessária. 

“Os clubes foram surpreendidos, como nós fomos, com uma decisão do governo de alguns estados que praticamente impede a realização de mais jogos e nós não podemos fazer a última rodada pela metade. Então passamos a situação para a CBF. Amanhã certamente ela definirá e imagino que deverá suspender a competição, assim como já fez nas competições que ela organiza, como a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro feminino”, afirmou.

O presidente da Liga também enumerou outros motivos que justificam a paralisação da Copa do Nordeste, como o posicionamento dos sindicatos dos atletas, favoráveis à suspensão dos jogos enquanto durar a pandemia do coronavírus. 

“São coisas que fogem da nossa vontade, mas não podemos superar o direito à saúde das pessoas. E nem queremos isso. Alguns clubes até sugeriram realizar a última rodada de portões fechados, mas em alguns estados nem isso poderia ser feito. E por ser a última rodada, não podemos realizar alguns jogos e outros não”, concluiu Eduardo Rocha.

Apenas Fortaleza e Bahia, ambos no Grupo A, já estão garantidos na quartas de final da Copa do Nordeste. Ainda nessa chave, Botafogo-PB, ABC, Sport e CRB brigam pelas duas vagas restantes. No Grupo B, Confiança, Vitória, Náutico, Ceará e Santa Cruz brigam pela classificação.

A última rodada da Copa do Nordeste terá jogos no Recife (Sport x Confiança), em Fortaleza (Fortaleza x América-RN), Salvador (Bahia x Náutico), Maceió (CRB x Ceará), Natal (ABC x CSA), João Pessoa (Botafogo-PB x Vitória), Piripiri-PI (River x Santa Cruz) e Frei Paulo (SE) (Freipaulistano x Imperatriz).