Nesta segunda-feira, em evento realizado no Museu do Futebol, a Panini lançou oficialmente o álbum da Copa do Mundo 2014 acreditando que esta edição baterá todos os recordes de venda. Segundo a editora, a tiragem inicial conta com 8,5 milhões de livros ilustrados, mas a tendência é que o álbum seja reimpresso devido à grande procura. As vendas começam nesta sexta-feira.
Além dos grandes números, a Panini promete promover eventos de troca de figurinhas em cinco grandes cidades. Além disso, a editora ainda aposta na imagem de um craque dentro e fora de campo para divulgar o livro ilustrado, usando o atacante Neymar como astro da campanha no Brasil. “Não pensamos duas vezes em escolher o Neymar. Outros países o queriam como garoto-propaganda, mas o acordo atrasou”, disse José Eduardo Martins, presidente da Panini.
A dificuldade de monitorar as figurinhas restantes, por exemplo, deve ser menor nesta edição. Os colecionadores terão à disposição um aplicativo gratuito para ter controle de quais cromos já foram colados no álbum, os repetidos e aqueles que ainda faltam encontrar outros usuários e marcar trocas. A evolução da coleção ainda poderá ser compartilhada nas redes sociais e o usuário consegue encontrar outros colecionadores para marcar trocas.
“O álbum da Copa de 2010 nós chamamos de álbum da Copa da era das redes sociais. Desta vez, acreditamos que o mobile será também bastante lembrada. Para isso, preparamos o aplicativo”, explica Márcio Borges. “Antes, as pessoas usavam listas enormes e ficavam ticando ali, uma hora se perdiam e não sabiam mais quais figurinhas que tinham. Então isso surgiu muito dessa ideia, para facilitar mesmo”, completa.
Além do álbum “físico”, os colecionadores poderão também fazer um online. Hospedada diretamente no site da Fifa, a versão virtual conta com 11 jogadores de cada seleção, que somados às figurinhas especiais totalizam 391 cromos. Para completar a coleção online, o usuário deve visitar e interagir no site da entidade máxima do futebol, além de poder trocar com outros usuários.