Superesportes

SELEÇÃO BRASILEIRA

Neymar enche a rede do Japão para entrar em grupo seleto de goleadores da Seleção Brasileira

Camisa 10 balançou as redes em quatro oportunidades diante dos japoneses

Gazeta Press
Neymar (C) igualou Ademir Menezes, Careca, Romário e Zico ao marcar quatro gols em um mesmo jogo - Foto: REUTERS/Edgar Su
Quando ele está inspirado, é difícil de segurar. Jogando mais perto do gol, Neymar marcou um monte de gols nesta terça-feira para ingressar em rol seleto de craques que vestiram a camisa da Seleção Brasileira. O camisa 10 igualou Ademir Menezes, Careca, Romário e Zico ao balançar as redes quatro vezes no mesmo jogo do time canarinho.
O feito do ex-santista só não se compara ao de Evaristo de Macedo, que anotou cinco sobre a Colômbia, em 1957. Entre os que marcaram “apenas” quatro, Ademir foi o único a escolher um jogo de Copa do Mundo para fazer história: foram quatro na Suécia na goleada por 7 a 1 em 1950. Mas dois anos depois o Maracanazzo infelizmente ofuscou o feito do “Queixada”.

Os Anos 80 reservaram dois representantes exagerados em gols. Zico não perdoou um combinado irlandês em 1981 e fez quatro dos 6 a 0 impostos pelo time canarinho. Sete anos depois foi a vez do artilheiro Careca virar carrasco da Venezuela em novo 6 a 0.

Aliás, a seleção Vinotinto ainda tinha pesadelos com Careca quando Romário repetiu o feito em 2000. O Baixinho fez o operador do placar trabalhar quatro vezes em mais um 6 a 0 da Seleção Brasileira sobre os venezuelanos.

Neymar alcança o feito em momento importante na reconstrução do time nacional. A Copa do Mundo perdida em casa foi um baque e tanto, mas sob comando de Dunga a Seleção parece voltar a se entender. O camisa 10 marcou todos os gols dos 4 a 0 sobre o Japão e garantiu a quarta vitória seguida após o vexatório Mundial. Ele agora tem 40 gols com o manto canarinho, empatado com Rivellino no sétimo posto entre os maiores artilheiros.