Superesportes

ELIMINATÓRIAS DA COPA

Coutinho ou Willian? O primeiro dilema de Tite no comando da Seleção Brasileira

Depois da surpreendente vitória diante do Equador, técnico terá de decidir entre Willian e Philippe Coutinho, que se saiu melhor

Estado de Minas
O próprio técnico reconheceu que a concorrência ficou acirrada - Foto: Pedro Martins / MoWA Press
Manter a formação inicial, que tinha equilíbrio, mas não havia saído do zero no placar, ou optar pela escalação que garantiu o surpreendente 3 a 0 sobre o Equador, em Quito? Tite, o novo treinador, fez apenas uma substituição em sua estreia como técnico da Seleção Brasileira – a entrada de Philippe Coutinho no lugar de Willian aos 15min do segundo tempoApós a mudança, a equipe nacional passou a encantar e construiu a vitória com gols de Neymar e Gabriel Jesus (2).

Apesar de Coutinho ter agradado, Tite dificilmente mandará Willian para a reserva diante da Colômbia, na terça-feira, na Arena da Amazônia, também pelas Eliminatórias para a Copa do MundoDesde os tempos de Corinthians, o técnico tem um histórico de transmitir confiança aos titulares que estão em baixa.

Com Willian, que não chega a atravessar um mau momento, não foi diferenteO treinador fez questão de elogiar o meia-atacante do Chelsea, da Inglaterra, quando escutou que Coutinho, do Liverpool, deveria virar titular contra os colombianos.

“É bom considerar que o Philippe Coutinho pôde fazer essa flutuação quando o Willian já tinha deixado a perna do Ayoví desse tamanho (inchada), com velocidade e transiçãoDevemos compreender o contexto”, ressalvou Tite.

O próprio técnico reconheceu, contudo, que a concorrência ficou acirrada“Temos uma disputa feroz em todas as posiçõesCompetição com lealdade eleva o nível técnico dos atletasÉ assim: quanto mais alto o nível, melhor”, avaliou Tite.

O resultado quebrou um tabu que já durava 33 anos sem que o Brasil soubesse o que era vencer os equatorianos em seu paísAinda que tenha subido somente uma posição na tabela (de sexto para quinto), a equipe pode chegar até mesmo à liderançaPara isso, terá de vencer os colombianos e contar com tropeços de adversários diretos, como Argentina, Uruguai e Equador.

Além da vitória, a Seleção Brasileira parece ter retomado a confiança, arranhada depois do fiasco na Copa do Mundo’2014 (a eliminação na semifinal após a derrota por 7 a 1 para a Alemanha, no Mineirão) e de uma performance com Dunga que não vinha convencendoJá na estreia, Tite levou a campo um grupo mais organizado taticamente e com mais movimentação, envolvendo a defesa do Equador até construir os 3 a 0
Ele, porém, pede cautela para o próximo duelo.

Estádio lotado

Entre os torcedores o entusiasmo é grandeNo fim da tarde ontem já haviam sido vendidos 35 mil ingressos de um total de 42 milO confronto será às 21h45Estão programados treinos hoje, amanhã e segunda-feira.

Na Colômbia do técnico José Pekerman um dos desfalques é o volante Daniel Torres, suspenso por causa do acúmulo de cartões amarelosWilmar Barrios, Guillermo Celis e Sebastián Pérez são as opções para formar dupla com Carlos Sánchez no meio-campo defensivo.