Superesportes

SELEÇÃO BRASILEIRA

Com Douglas Costa praticamente garantino, lista do Brasil para Copa está quase fechada

Falta ainda Tite definir algumas posições para o Mundial

Roger Dias
Douglas Costa aproveitou a chance contra Rússia e deve ser o substituto imediato de Neymar - Foto: AFP / Kirill KUDRYAVTSEV
Testes feitos, observações concluídas. A vitória sobre a Alemanha por 1 a 0 foi importante para resgatar a confiança do torcedor brasileiro e a autoestima do grupo, mas foi mais fundamental para o técnico Tite. A partir do desempenho dos jogadores, o treinador pôde tirar conclusões sobre quem completará as sete vagas que faltam ser definidas. A primeira delas se refere a Douglas Costa. Com boa atuação nos dois amistosos (ele foi titular nos 3 a 0 sobre a Rússia), é quase certo que o atacante de 25 anos, que atua na Juventus, carimbou seu passaporte para o Mundial.

Douglas Costa deu dinâmica ao time pelo lado esquerdo, se transformando em possível substituto de Neymar, que ficou fora das partidas por estar se recuperando de cirurgia no pé direito. Diante da Alemanha, a entrada de Douglas foi a única substituição feita por Tite.

“Tenho monitorado pessoalmente o Douglas e faz três meses que ele se transformou em titular da Juventus. Entendíamos que era um processo natural de adaptação ao futebol italiano. Ele tem crescido.
O futebol italiano tem muita variação e isso nos ajuda a analisar o desempenho dele”, analisou o auxiliar-técnico Sylvinho, que atua no dia a dia com Tite nas observações do grupo.

A exemplo do jogador da Juventus, quem ganhou crédito foi o mineiro Fred, que atua no Shakhtar Donetsk. O volante e armador já havia sido observado em alguns jogos pelas Eliminatórias Sul-Americanas, no ano passado. Sua versatilidade pode lhe valer uma vaga no meio-campo: ele atua tanto na marcação quanto na criação de jogadas. Fred entrou no segundo tempo contra a Rússia e não jogou diante dos alemães, mas teria impressionado o treinador nos treinos.

Surpresas na última lista, os atacantes Anderson Talisca (Besiktas) e Willian José (Real Sociedad) continuam como incógnitas para o torcedor brasileiro. Sem ser usados nos amistosos, seus desempenhos tampouco foram acompanhados nos treinos, já que todos foram fechados no período. Já o zagueiro Pedro Geromel atuou os últimos minutos contra a Rússia e manteve o padrão da dupla formada por Miranda e Thiago Silva, ganhando crédito com Tite.

VAGAS RESTANTES Para o gol, não há dúvidas em relação a dois nomes: Alisson e Ederson estão garantidos. Cássio e Neto brigarão pela última vaga, com maior chance para o corintiano, jogador de confiança do treinador. Na lateral esquerda, Marcelo está confirmado, mas seu reserva ainda não foi definido. Se Filipe Luís se recuperar a tempo da fratura na tíbia, certamente é um nome para a Copa, já que vinha sendo convocado com frequência. Alex Sandro corre por fora.

No meio-campo, são dois lugares para cinco vagas: convocados por Tite, Giuliano, Diego, Arthur, Fred e Luan estão na briga. Tite gostaria de encontrar um substituto à altura para Paulinho, outro titular de confiança. E no ataque, Taison, do Shakhtar Donetsk, presente nas últimas listas, tende a disputar o Mundial. Apesar de ser um nome que o torcedor pouco acompanhou na Seleção, a frequência pode ser o diferencial.
O ex-atleticano Diego Tardelli tem menos chances.

O treinador garante que a lista final pode ter surpresas: “Isso vai me deixar com ainda mais cabelos brancos. Não, ainda não está definida. A gente vai monitorar. Tenho dúvidas”. Ele divulgará a sua relação de convocados em meados de maio. Em junho, já com a relação definida, o Brasil disputa amistosos contra Croácia e Áustria, na Europa. (Com agências)

PARA COMPLETAR O GRUPO


Goleiro 1 vaga
Cássio (Corinthians)
Neto (Valência)
Lateral esquerda 1 vaga
Filipe Luís (Atlético de Madrid)
Alex Sandro (Juventus)
Zagueiro 1 vaga
Pedro Geromel (Grêmio)
Rodrigo Caio (São Paulo)
Jemerson (Monaco)
Volante e armador  2 vagas
Giuliano (Fenerbahçe)
Fred (Shakhtar Donetsk)
Luan (Grêmio)
Diego (Flamengo)
Arthur (Grêmio)
Atacante 1 vaga
Taison (Shakhtar Donetsk)
Diego Tardelli (Shandong Luneng)
.