Superesportes

SELEÇÃO BRASILEIRA

Richarlison entra no top 10 de artilheiros da Seleção Brasileira no século

O Pombo chegou a 19 gols com a Canarinho ao balançar a rede duas vezes contra a Sérvia, na estreia do Brasil na Copa do Mundo no Catar

Samuel Resende
Richarlison entra para lista dos maiores artilheiros do Brasil no século XXI, que tem nomes de peso, como Neymar, Ronaldo Fenômeno e Ronaldinho Gaúcho - Foto: Divulgação/CBF
Destaque do Brasil na estreia da Copa do Mundo, Richarlison atingiu um número importante com a amarelinha ao marcar os dois gols da vitória por 2 a 0 sobre a Sérvia, na quinta-feira (24/11). Aos 25 anos, o atacante entrou para o ranking dos 10 maiores artilheiros da Seleção no século XXI, com 19 bolas nas redes.


Os 10 maiores artilheiros da Seleção Brasileira no século XXI

10º Gabriel Jesus - 19 gols em 59 jogos - CBF
9º Richarlison - 20 gols em 41 jogos - AFP
8º Phillipe Coutinho - 21 gols em 69 jogos - Lucas Figueiredo/CBF
7º Ronaldinho - 25 gols em 80 jogos - MAURO VIEIRA/ZERO HORA/AE
6º Ronaldo - 26 gols em 44 jogos - Fifa
5º Adriano - 27 gols em 48 jogos - CBF
3º Luis Fabiano - 28 gols em 45 jogos - Divulgação
3º Robinho - 28 gols em 100 jogos - André Mourão/AGIF/Folha Imagem
2º Kaká - 29 gols em 92 jogos - REUTERSARC/Dominic Favre
1º Neymar - 76 gols em 123 jogos - AFP

O Pombo precisou de 39 partidas para ultrapassar Fred, ex-atacante de América, Atlético e Cruzeiro, que se aposentou com 18 gols no mesmo número de jogos na Seleção. Ambos foram revelados pelo Coelho e tiveram a chance de vestir a camisa 9 do Brasil em Copas do Mundo.

Richarlison é o maior artilheiro da Seleção desde sua estreia com a Canarinho, em 8 de setembro de 2018. Ele superou Neymar, que marcou 18 gols nas 32 vezes que entrou em campo durante este período.

Ainda assim, o camisa 10 é o líder da lista no século, com 75 gols em 122 jogos. Ele está a dois de igualar o maior artilheiro de todos os tempos do Brasil, Pelé, que marcou 77 vezes em 91 partidas.

O top 10 ainda conta com outros nomes de peso, como Ronaldo Fenômeno e Ronaldinho Gaúcho. Além de Richarlison e Neymar, Gabriel Jesus é o único da lista entre os convocados para a Copa do Catar. 

Richarlison na Seleção


Richarlison vive fase iluminada na Seleção Brasileira. Com os dois gol contra a Sérvia, no Estádio Lusail, em Doha, o atacante do Tottenham chegou a nove bolas nas redes em sete jogos pela Canarinho em 2022.



O camisa 9 já se destacou em outro torneio com o Brasil: os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, quando foi o artilheiro da competição ao marcar cinco vezes em seis partidas.

Esses números, no entanto, não foram contabilizados nesta lista. A reportagem consultou os sites oGol e Transfermarkt e apenas considerou competições oficiais e amistosos em datas Fifa. 

Richarlison ganha ainda mais responsabilidade no ataque brasileiro com a ausência de Neymar, que está fora da fase de grupos devido a uma entorse no tornozelo direito.

O time comandado pelo técnico Tite voltará a campo nesta segunda-feira, às 13h, para enfrentar a Suiça no Estádio 974, em Doha, pela segunda rodada do Grupo G da Copa.