Tênis

TORNEIO DE STUTTGART

Rafael Nadal volta a sofrer, mas vence Bernard Tomic e avança à semifinal em Stuttgart

Espanhol chega à próxima fase com vitória por 2 sets a 1 em jogo de 2h20min

postado em 12/06/2015 13:55 / atualizado em 12/06/2015 14:01

AFP PHOTO / THOMAS KIENZLE
Assim como aconteceu em sua estreia, Rafael Nadal precisou jogar três sets para confirmar o seu favoritismo, nesta sexta-feira, pelas quartas de final do Torneio de Stuttgart. Primeiro cabeça de chave do ATP 250 alemão que serve de preparação para Wimbledon, Grand Slam que começa no próximo dia 29, em Londres, o tenista espanhol desta vez venceu o australiano Bernard Tomic com parciais de 6/4, 6/7 (6/8) e 6/3, em 2h20min de confronto.

Campeão em Stuttgart em 2005 e 2007, quando o evento era realizado em quadras de saibro, Nadal assim se garantiu na semifinal e terá como próximo adversário o francês Gael Monfils, quarto cabeça de chave, que nesta sexta derrotou o alemão Philipp Kohlschreiber por 2 sets a 1, com parciais de 7/5, 3/6 e 6/3.

Na última quinta-feira, Nadal já havia tido bastante dificuldade para superar o cipriota Marcos Baghdatis em sua estreia. O novo triunfo sofrido, porém, manteve o embalo do espanhol neste início de temporada de grama, na qual ele também disputa a chave de duplas do Torneio de Stuttgart. A programação desta sexta prevê que ele e o seu compatriota Feliciano López fecharão o dia de confrontos na Alemanha diante da parceria formada pelo brasileiro Bruno Soares e pelo austríaco Alexander Peya, pela semifinal de duplas.

No jogo diante Tomic, quinto cabeça de chave do torneio de simples, Nadal confirmou todos os seus saques no primeiro set e converteu um de quatro break points para assegurar a vantagem inicial de 6/4.

Já na segunda parcial, cada tenista obteve uma quebra de saque e a disputa foi ao tie-break, no qual Tomic foi melhor nos momentos decisivos para fazer 8/6 e deixar tudo igual.

No set derradeiro, porém, Nadal foi feliz na única oportunidade que teve de quebrar o serviço do australiano, confirmou todos os seus saques e acabou liquidando a partida em 6/3. Assim, acumulou a sua terceira vitória em três jogos com Tomic, batido anteriormente pelo espanhol nas edições de 2011 e 2014 do Aberto da Austrália.

Os outros dois semifinalistas em Stuttgart também estão programados para serem definidos nesta sexta. Segundo cabeça de chave, o croata Marin Cilin enfrenta o alemão Mischa Zverev. Quem vencer este duelo terá pela frente na próxima fase o vencedor da partida entre o sérvio Viktor Troicki e o australiano Samuel Groth.

Tags: rafael nadal