Tênis
None

ESPECIAL

Após feito histórico em Wimbledon, Marcelo Melo curte a família em Belo Horizonte

Marcelo Melo aproveita breve pausa para curtir os pais e os amigos em BH. Na segunda-feira, ele recomeça a caça por troféus mundo afora

postado em 22/07/2017 11:00

Beto Novaes/EM/D.A Press

“Nada como estar em casa.” Assim pensa Marcelo Melo, de 33 anos, que no sábado passado se tornou o segundo brasileiro campeão em Wimbledon (a primeira foi Maria Esther Bueno), considerado o maior torneio do tênis mundial, e que pela segunda vez na carreira assumiu a liderança do ranking individual de duplas da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP). Depois de quase seis meses, ele retornou a BH para passar um tempo ao lado dos pais, Paulo Ernane e Roxane, e dormir em seu quarto, na sua cama.

“Marcelo chegou cheio de bagagens”, contou Roxane. Além da mala com roupas, raquetes e bolas, duas bolsas muito especiais, disse Paulo Ernane, todo orgulhoso: “Numa delas, o troféu de Wimbledon, o maior de todos. Na outra, um pedaço da grama de Wimbledon, que eles dão de recordação aos campeões”.
Beto Novaes/EM/D.A Press

Ficar em casa foi o que menos fez na capital mineira. Ele desembarcou em Confins na quinta-feira à noite, dormiu um pouco e teve de acordar cedo na sexta, para cumprir compromissos com seus patrocinadores. “Ele chega correndo e sai correndo. Nem me avisou que ia almoçar em casa. Se tivesse feito isso, teria feito algo especial, como estrogonofe, que ele adora”, comentou a mãe do tenista.

Paulo lembra o início da carreira de Marcelo, aliás, um dia muito especial para a família, em 1993, no Torneio do PIC, na Pampulha. “Os três meninos (filhos) foram campeões. Marcelo nos 10 anos, Daniel nos 16 e Ernane nos 18.” Naquela época, mal poderia imaginar que o futuro lhe reservava um campeão de Wimbledon – e a consequente vida corrida. “Ele tem muitos compromissos. Pena, pois fica pouco com a gente. Segunda cedo já vai embora de novo.”

A agenda do campeão está cheia. “Vou para Washington, onde jogaremos na semana que vem. Depois Montreal, Cincinnati, tudo em preparação para o US Open. Defendo pontos em Montreal, pois essa competição se reveza com Toronto, que ganhamos no ano passado e também em Cincinnati. Depois de Nova York, vou para o Japão, onde me encontro com o Bruno Soares para jogar a Copa Davis”, enumera Marcelo.

DIVERSÃO

O tenista se diverte no pouco tempo que tem em casa. Fica brincando com os pais, treinando-os para tirar fotos com ele. “Tem de olhar para a câmera, para a lente”, comenta, aos risos. A mãe pergunta sobre um troféu que estava sumido, e ele vai até sua galeria e busca o que ela queria, um azul, de quando ele foi número 1 do mundo pela primeira vez, em 2015. Logo, cobra o almoço, e não sem razão: “Tenho compromisso no shopping, preciso estar lá às 14h”. Almoça rapidamente, se despede dos pais e sai novamente correndo. “Um beijo, nos vemos mais tarde.”

TRÊS PERGUNTAS PARA...
Marcelo Melo, tenista mineiro

Há cerca de ano e meio, você e o Bruno Soares fazem parte de um projeto da Federação Mineira de Tênis (FMT). Como tem funcionado?

“Estamos ajudando a federação a estimular a prática do tênis. Hoje (ontem), por exemplo, gravei um vídeo e enviei para os meninos da Seleção Mineira que vão disputar o Interfederações. Como não podemos estar aqui, por causa do calendário do Circuito Mundial, a melhor maneira de ajudar é pelos vídeos. Também estou à disposição para conversas com eles sobre competição. É importante passar a nossa experiência.”

O que mudou na sua vida depois da conquista de Wimbledon? 

“Agora sou mais reconhecido. Pedem autógrafos e para tirar fotos. Fui colocar gasolina hoje (ontem) de manhã e o frentista se aproximou e perguntou se eu era o Marcelo Melo (risos). Fico feliz com isso. Mas ainda posso sair na rua e passar despercebido em alguns lugares.”

Quando começou a carreira, pensava em ser campeão de Wimbledon? E em ser o número 1 do mundo?

“Quando comecei a jogar não pensava nisso ou naquilo. O que tivesse que acontecer, aconteceria. Mais tarde, passei sim a pensar em Wimbledon. Queria ganhar lá. É um torneio mais fascinante pra mim. Fico feliz de ter realizado meu sonho.”

Tags: Marcelo Melo duplas campeão wimbledon londres bh