Superesportes

MASTERS 1000 DE CINCINNATI

Nadal vence a 1ª do dia e encara Kyrgios ainda nesta sexta em Cincinnati

Rafael Nadal não encontrou maiores dificuldades para vencer 24º do ranking

Agência Estado
Atual número dois do mundo, espanhol voltará ao topo do ranking na próxima segunda-feira - Foto: Rob CarrRafael Nadal cumpriu até com tranquilidade sua primeira tarefa do dia. Venceu o também espanhol Albert Ramos-Viñolas sem perder sets e, portanto sem sofrer maior desgaste, garantiu o lugar nas quartas de final do Masters 1000 de Cincinnati, nos Estados Unidos. Ainda nesta sexta-feira ele enfrentará o australiano Nick Kyrgios.
A jornada dupla para Nadal e para o próprio Kyrgios se deve ao mau tempo, que atrapalhou a programação da competição ao longo da semana. O australiano começou a partida contra o croata Ivo Karlovic ainda na noite de quinta. Mas só nesta tarde pôde finalizar a vitória por 4/6, 7/6 (8/6) e 6/3.

Nadal não chegou a entrar em quadra na quinta. Assim, sofreu maior prejuízo que o seu futuro rival. Menos mal para o espanhol que só precisou de 1h38min para superar Ramos-Viñolas por 7/6 (7/1) e 6/2. Como o próximo confronto do dia está marcado para as 22 horas (horário de Brasília), Nadal terá cerca de 5 horas de descanso entre uma partida e outra.

Diante do 24º do ranking, Nadal não encontrou maiores dificuldades na quadra dura de Cincinnati. Apesar do tie-break no set inicial, ele não teve o saque ameaçado ao longo da parcial. E venceu o tie-break cedendo apenas um ponto. Na segunda parcial, salvou quatro break points, sem sofrer quebras, e se impôs no saque do rival em dois games.

Atual número dois do mundo, o dono de dez títulos em Roland Garros voltará ao topo do ranking na próxima segunda-feira, desbancando o escocês Andy Murray. O britânico cairá da primeira posição em razão da ausência em seguidos torneios e também por causa do forte crescimento de Nadal ao longo da temporada.

Assim, Nadal chegará ao US Open como o principal favorito ao título com critério no ranking. O espanhol defenderá a liderança diante da ameaça do suíço Roger Federer, que terá chances de desbancar o rival no quarto e último Grand Slam da temporada, com início marcado para o dia 28.