Superesportes

TORNEIO DA BASILEIA

Rafael Nadal alega desgaste físico e desiste de disputar Torneio da Basileia

Tenista alegou desgaste no joelho direito para ficar de fora

Agência Estado
Nadal vinha de uma longa sequência de jogos em quadras de piso duro, com títulos no US Open e Pequim - Foto: AFP / Nicolas ASFOURI
O espanhol Rafael Nadal anunciou nesta terça-feira que não disputará o Torneio da Basileia, na Suíça. O número 1 do mundo alegou desgaste físico, principalmente sobre o joelho direito, para ficar de fora da competição de nível ATP 500, com início marcado para o dia 23.

"Infelizmente, devo anunciar que não vou participar do Torneio da Basileia, após consultar meu médico na Espanha. Estou sofrendo de estresse excessivo sobre o meu joelho e este problema já estava aparecendo em Xangai. Isso me obriga a ficar afastado para descansar um pouco", disse Nadal, dois dias após ser vice-campeão do Masters 1000 de Xangai.

O espanhol vinha de uma longa sequência de jogos em quadras de piso duro, com títulos no US Open e em Pequim, além do vice em Xangai. A série em torneios com superfície deste tipo costuma afetar o joelho do tenista, que tem histórico de lesões no local e nos pés.

Batido por Roger Federer em Xangai, Nadal era esperado na Basileia para um possível novo confronto com o suíço. Eles seriam os principais favoritos ao título, agora o tenista da casa entra na competição como maior candidato ao troféu.

Isso vai esquentar a briga pela liderança do ranking ao fim do ano. Com o título sobre Nadal, Federer manteve suas chances de terminar a temporada na ponta. Hoje 1.960 pontos separam os dois tenistas.

Se confirmar o favoritismo e for campeão na Suíça, Federer reduzirá a vantagem do espanhol para 1.460, faltando ainda duas grandes competições para o encerramento do ano: o Masters 1000 de Paris e o ATP Finals.
Juntos, os dois torneios vão distribuir 2.500 pontos..